terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Hora-hora

Detalhado
Uma ferramenta que já está em teste fará o mapeamento da infra-estrutura das escolas públicas brasileiras. O levantamento verificará as condições de equipamentos, mobiliários, banheiros, refeitórios e outras áreas de unidades escolares.

Grana
O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, anunciou o repasse de R$ 980 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que municípios brasileiros financiem a compra de caminhões, tratores, máquinas e equipamentos.

Auxilio
O objetivo da medida é auxiliar prefeituras e a própria indústria, que enfrenta dificuldades desde a eclosão da crise financeira internacional, no último trimestre de 2008.

Obrigações
O Executivo também pretende encaminhar um projeto de lei para estabelecer obrigações dos prefeitos na transição dos mandatos. De acordo com a matéria, o prefeito que estiver deixando o cargo é obrigado a publicar um relatório de ações, além da descrição dos procedimentos orçamentários e financeiros de sua gestão.

Renúncia
O corregedor-geral da Câmara, Edmar Moreira (DEM-MG), anunciou ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), renuncia da vice-presidência e, consequentemente, da corregedoria.

Cortes
Apesar dos cortes de despesas anunciados pelos novos presidentes Michel Temer (Câmara) e José Sarney (Senado), o Congresso ainda possui gastos supérfluos e contratos dispensáveis. Levantamento da Folha identificou despesas como regente de coral e empresa para fotografar "obras de arte".