quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Agua Benta



"A água é a fonte de toda a vida."
A função purificadora da água benta é marcante, na Bíblia ela aparece em vários acontecimentos, na vida das pessoas. E até como poder de Deus na cura de várias enfermidades (Jo9,7). A água lembra o próprio Cristo, que é a água viva (Jo 4,10),e mesmo o Espírito Santo que nos purifica os lábios,a mente e o coração.
Usa-se da água ainda hoje na liturgia da Igreja Católica, de modo especial na Celebração do Batismo, como sinal do novo nascimento. Muitas vezes nas bençãos,em geral, no sinal da cruz ou sinal do cristão á entrada das igrejas, etc. A água é antes de tudo fonte e poder de vida: sem ela a terra não é mais que um deserto árido, cenário da fome e da sede, onde os homens e animais estão condenados à morte. A água enfim,nas abluções(é um rito presente em muitas religiões, A ablução é um rito de purificação, com símbolos, atos e significados variados). " Tomará água-santa num vaso de barro e,pegando um pouco de pó do pavimento do tabernáculo,o lançará na água.
"O Senhor disse a Moisés o seguinte;toma os levitas do meio dos israelitas e purifica-os.Eis como farás para purificá-los: )."Derramarei sobre vós águas puras,que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações".(Ez 36,25)