quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Gilvam Borges anuncia plano de infraestrutura para o Amapá

Reunião da Bancada do Amapá e do governador do estado, Waldez Góes (PDT), com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, pôs em marcha, nesta terça-feira (10), estratégia para dotar o Amapá de ampla infraestrutura. O encontro teve a participação do senador Gilvam Borges, que falou sobre o assunto em discurso pronunciado nesta quarta-feira (11).
- Estamos nos preparando para alavancar o desenvolvimento do estado - explicou o parlamentar do PMDB.
Para ele, a vocação do Amapá está situada num leque que compreende o turismo, a agroindústria e a indústria de transformação. A realização desse potencial, entretanto, vem sendo obstaculizada por carências em matéria de vias de transportes e energia.
Do ponto de vista geoestratégico, o estado do Amapá pode ser considerado "o portal da Amazônia", já que está localizado na foz do Rio Amazonas, por onde os navios passam para chegar aos estados do Pará, Rondônia, Acre e Roraima.
Gilvam informou que, com o objetivo de fazer face aos desafios do desenvolvimento, o governo estadual elaborou um plano para buscar R$ 800 milhões destinados à construção de pontes e à pavimentação das rodovias estaduais AP-010, AP-340 e AP-070.
O parlamentar também se mostrou otimista em relação à futura oferta de energia, uma vez que o "linhão" da Usina de Tucuruí está chegando pelo sul do estado.
- Isso nos traz a segurança definitiva de que as futuras indústrias que haverão de tomar assento em terras amapaenses terão o que é mais importante, que são justamente energia, estradas, pontes, condições para que se possa produzir, importar e de exportar - afirmou o senador.
Gilvam mencionou ainda esforços que estão sendo feitos para a obtenção de recursos no Banco da Amazônia e para estabelecer parcerias com o estado do Pará.
Da Redação / Agência Senado