sábado, 14 de fevereiro de 2009

Guardas-parques são oficialmente uma associação

Desde 2006, a Associação dos Guardas-Parques do Estado do Amapá, vinham tentando obter reconhecimento oficial como instituição, e recentemente, conseguiu resposta positiva para os seus 100 guardas formados que atuam de forma voluntária em atividades como limpeza de trilhas, patrulhamento de áreas protegidas, educação ambiental, participando de projetos de reintrodução e conservação das espécies ameaçadas de extinção.
Estando reconhecida, agora a instituição pode ter o apoio de outras instituições governamentais e não-governamentais ou não podendo também fechar parcerias em desenvolvimento de atividades e projetos voltados para o meio ambiente.
Na semana que se passou, o grupo conseguiu uma reunião com o governador Waldez Góes e com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Farias, para fazer a proposta sobre a criação do cargo de guarda-parque no Estado do Amapá. O grupo conseguiu um aceno positivo do governo que disse analisar a questão e num próximo encontro já marcado deverá divulgar o seu posicionamento.