quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bastidores da Notícia

O POVO E A LIBERDADE
Empenhado em apresentar à Europa uma imagem renovada do seu partido, o Povo e a Liberdade, o primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, convocou nas hostes de novelas, big brothers e concurso de miss um seleto punhado de candidatas em potencial ao Parlamento Europeu na eleição de junho. As que foram selecionadas estão gostando da idéia. Assim, pode-se dizer que estão salvos o povo, a liberdade e, claro, a Europa.

CANDIDATOS
Até agora nem Jorge Amanajás quer “abrir” para Pedro Paulo (PP) e nem Pedro Paulo quer “abrir” para Jorge Amanajás (PSDB). Enquanto isso a banda passa e os concorrentes estão gostando muito dessa briga na base do governo que vai acabar prejudicando os dois. O governador está só olhando... Ainda não falou nada, a não ser de que “ainda não está na hora”.

BRIGA BOA
Para as duas vagas do Senado, ao que parece a briga vai ser emocionante: Waldez Góes (PDT), Gilvam Borges (PMDB), Papaléo Paes (PSDB), Alberto Capiberibe (PSB) estão dispostos a apresentar as “armas” logo no inicio do ano que vem. São 4 candidatos e apenas duas vagas. Então, quando começar a cantar a músiquinha, duas cadeiras fixas, vão esperar para ver quem senta nelas.

ECONOMIA MUNDIAL
Já chega a 12 trilhões de dólares o montante do estímulo dado à economia mundial. A crise financeira exigiu que os governos tomassem providências para que a economia não se espatifasse no chão e com ela grandes potências mundiais, também. O drama é saber se ela, a economia mundial, vai ganhar asas e voar por conta própria quando os trilhões de ajuda dos governos cessarem.

PREOCUPAÇÃO
Já chegou ao gabinete do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá a preocupação com a estabilidade administrativa dos municípios com relação à casacão de prefeitos. O assunto deve ser discutido tecnicamente para evitar questões como a de Laranjal do Jarí o prefeito Barbudo Sarrafi vem encontrando imensas dificuldades para tocar a gestão.

NO DE PORCO
Um verdadeiro nó de porco é o que restou no espelho da política a partir da escolha do Hospital de Especialidades Alberto Lima, em Macapá, como uma das 57 unidades do país preparada para receber pacientes da gripe suína. Os adversários do vice-governador Pedro Paulo, estão ficando inquietos com os acontecimentos que credenciam essa unidade hospitalar como uma das mais importantes do Brasil. Os deputados adversários estão se sentindo, a propósito, atados com nó de porco.

SEM CONTROLE
Cento e dezoito dos funcionários que trabalham na Câmara Municipal de Macapá são pagos com recursos da Prefeitura de Macapá tornando isso uma sobrecarga significativa na folha de pagamento da prefeitura e uma folga sem classificação no orçamento da Câmara. Lá, na prefeitura se faz todo tipo de sacrifício para economizar, na Câmara, ao contrário, se procura todo jeito para gastar. Nenhuma razão lógica justifica o que está acontecendo.

MUDANÇA DE NOME
Já está tramitando na Assembléia Legislativa o Projeto de Resolução n. 003/09 que muda o nome da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa. Pela mudança fica garantido a participação da sociedade civil mediante o oferecimento de sugestões de iniciativa legislativa, de pareceres técnicos, de exposições e propostas oriundas de entidades científicas e culturais.

VETO TOTAL
O governador do Estado, Wladez Góes (PDT), no estrito cumprimento do seu dever, vetou totalmente o projeto de lei n. 0051/04-AL, de autoria do deputado Ricardo Soares, que queria que fosse obrigatória a contratação de pessoa com deficiência causada por acidente de trânsito, como instrutores nos cursos de reciclagem dos condutores de veículos, no universo do Estado do Amapá.

CORREM PARA MUDAR
A nova prova do MEC, que substituirá o vestibular em centenas de universidades já neste ano, está obrigando os cursinhos preparatórios a reformular rapidamente seus negócios. Para se adequarem ao novo Enem, os cursinhos vão gastar mais em três áreas que, juntas, representam 70% dos custos fixos do negócio: salários dos professores (30%), material didático (20%) e treinamento dos professores (20%). Os outros 30% são para cobrir os custos administrativos.

O QUE MUDA?
Por exemplo, no material didático, os cursinhos vão refazer seus livros e apostilas para incluir questões no novo Enem e adequar o seu sistema de ensino às competências exigidas na prova. No cursinho Positivo, por exemplo, a equipe que vai reescrever o material contará com 250 pessoas. A Universidade Federal do Amapá, foi uma das poucas universidades federais a não aderir ao novo sistema. Vai continuar como era antes.

CIÚME

A palavra ciúme surgiu no século XII, como variação do termo “zelumem”, do latim, e que expressa um sentimento de zelo e “forte apego” com desconfiança. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), os ciumentos têm mais chances de serem traídos, porque costumam sufocar os parceiros com cobranças. Por trás do ciúme, pode estar escondido algo mais grave – transtornos de personalidade ou traços de enfermidades mentais, como: paranóia, neurose e obsessão.