quarta-feira, 29 de abril de 2009

Relatório da Comissão Pastoral da Terra

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizou na última terça-feira, 28, uma coletiva de imprensa em Itaici, para divulgar o relatório sobre os "conflitos no campo do Brasil - 2008", e mostrar os dados que, se comparados a 2007, apresentam uma redução.

Contudo, a partir de uma análise mais aprofundada, percebe-se que o índice de conflitividade aumentou. Segundo os dados do documento, 53% dos envolvidos nos conflitos por terra, no país, foram as populações tradicionais: índios, quilombolas e camponeses.

Número que, conforme o professor Carlos Walter Porto Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra que essas populações estão sendo expropriadas.

0 relatório apontou, também, que 2008 foi o ano em que ocorreu o maior número de casos de denúncias contra trabalho escravo, e o segundo maior da história, de pessoas libertadas desta realidade.

O Conselheiro Permanente da CPT, Dom Tomás Balduino, disse que a comissão "tem cumprido sua missão de anúncio e denúncia, ao dar voz aos que não tem voz". E achou positivo o levantamento destes dados de conflitos, pois "constitui uma contribuição muito grande para que a sociedade acorde no sentido de flagrar em que 'pé está' esta política anti reforma agrária"

.O relatório completo foi disponibilizado no site da CPT.