quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nutrientes Previnem Infecções

Alguns nutrientes têm a capacidade de reforçar nossas defesas. ''Se o organismo estiver com déficit em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além de minerais como o selênio e o zinco, ficará mais vulnerável às contaminações virais ou bacterianas'', explica a nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos.

Estudos sugerem que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruírem os invasores. A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Abaixo, listamos os nutrientes que auxiliam a prevenir infecções:

Vitamina A

Sua deficiência provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. As principais fontes: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C

Aumenta a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência. Encontrada na acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, morango, tomate, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde. Lembrete importante: essa vitamina é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Por isso, prefira tomar aquele suco logo após o preparo.

Vitamina E

Tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, atuando como antioxidante. Sua função é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados em qualquer reação química do organismo.

Alimentos ricos: germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Zinco

Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Sua deficiência pode causar diversas doenças imunológicas e, quando acentuada, causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos).
Fontes alimentares: carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio

Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.
Onde buscar: castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carnes e aves.