quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bastidores da Notícia

Por Rodolfo Juarez


CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) foi criado no dia 27 de fevereiro de 2007, através da Lei Municipal n. 1549/07, é presidido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e é composto por 29 órgãos e entidades, estando entre as suas competências, deliberar sobre a Política Municipal de Meio Ambiente, que deve ser formulada pelo Executivo Municipal do município de Macapá.

REPERCUSSÃO
O anúncio de que o cantor Bruno, do Grupo Bruno e Trio, filho da deputada estadual, pelo Estado do Pará, Zuleima Pegado, do PSDB, será um dos candidatos a deputado federal pelo PSDB aqui pelo Estado do Amapá, está rendendo. Os eleitores estão se preparando para cobrar do deputado Jorge Amanajás, do senador Papaleo Paes e do deputado Federal, Antônio Feijão, as explicações para essa candidatura. A justificativa, para os filiados desconfiados, deve ser convincente.

TRÂNSITO
Está uma preocupação geral a subida do número de óbitos proveniente de mortes violentas no trânsito de Macapá. Já subiu para 20 o número de mortes só nos quatro primeiros meses do ano. Esse índice é considerado inaceitável para as autoridades que estão preparando uma estratégia para conter a escalada de acidentes que tem a maioria dos casos em hora certa – sempre entre 3 e 6 horas da manhã.

PARA DOMINGO
Considerando as finais do campeonato carioca e paulista programadas para domingo, dia 3 de maio, as autoridades estão preparando uma operação para conter os mais exaltados e aqueles que insistem em beber e dirigir em seguida. O sistema de segurança pública pretende conter os infratores às leis do trânsito de forma exemplar com o objetivo de preservar a vida do condutor bêbado e dos condutores que não beberam.

AUMENTO
Muito interessante a forma que o prefeito Roberto Góes (PDT) encontrou para dar aumento aos servidores da prefeitura de Macapá. Primeiro restringiu o uso de telefones celulares pagos com os recursos do contribuinte; depois fez uma rigorosa fiscalização no uso do combustível comprado para movimentar os veículos da prefeitura. Resultado: sobrou dinheiro que deu para aumentar em 8% o salário dos servidores municipais.

DE VOLTA
Depois de levar um susto com a cassação do seu registro de candidato à prefeito de Pedra Branca, o que implicava em nulidade do Diploma de prefeito e da sua posse na prefeitura, o Juiz Adamor Oliveira, do TRE, suspendeu os efeitos da decisão do juiz Paulo Madeira, da 11ª Zona Eleitoral. Agora, agarrado à liminar, vai se preparar para fazer uma defesa que convença no Tribunal que tem razão. Caso contrário, fica mesmo de fora da prefeitura.

MAIS UMA
O voto de minerva do desembargador Edinardo Souza, manteve a decisão do desembargador Carmo Antônio e a liminar para que o prefeito Roberto Góes e a vice-prefeita Helena Guerra, não deixem de ser prefeito e vice-prefeito continuem no cargo até o julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral do Recurso através do qual o prefeito e a vice-prefeita pugnam pela modificação da sentença do juiz Marconi Pimenta prolatada em dezembro do ano passado.

CAIU DEMAIS
Os investimentos estrangeiros, que correspondem à entrada de recursos externos no setor produtivo do país, recuou 39% no primeiro trimestre de 2009. Essa notícia assustou muita gente que esperava por queda, mas que essa queda não romperia a barreira dos 12%.

TRILHÕES
O prejuízo total que o sistema bancário terá por causa da crise, na avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de 4.100.000.000.000 de dólares, quase R$ 10 trilhões. Por outro lado, a Inglaterra já anunciou que para quem ganhar mais de 40 mil reais por mês, o “leão” inglês vai ficar com 50%.

VOLTA DE APRESENTAÇÃO
Está em plena “volta de apresentação” a campanha dos candidatos aos cargos que serão disputados em 2010. Os encontros setoriais realizados pelos partidos já dão as primeiras poses para as fotos dos candidatos aos cargos que serão disputados nas eleições gerais. Na semana passada o PSDB deu sinais de que vai confirmar o deputado estadual Jorge Amanajás como candidato a governador e, pelo menos 3 candidatos a federal já estão matriculados para freqüentar os palanques, entre eles Michel JK.

GRIPE SUÍNA
De agora em diante, qualquer espirro diferente ou qualquer tosse mais encorpada vai estimular a pergunta: será que é gripe suína? Essa gripe, que começou no México, avançou pelos Estados Unidos e Canadá e já chegou na Europa, está assustando a vigilância sanitária do Brasil e todo o sistema de saúde brasileiro. Segundo os especialistas, o País está preparado para conter o avanço dessa gripe.

DIA NACIONAL DA MULHER
Amanhã é mais uma oportunidade para se refletir sobre as relações sociais e as relações familiares no Brasil. O dia 30 de abril é oficialmente definido como o Dia Nacional da Mulher. No centro da sociedade moderna por tudo o que já faz e o que planeja fazer; por tudo o que conquistou e o que planeja conquistar, a mulher ainda se revela a parte mais fraca na competição dom o homem. Recompensa salarial e desvantagem física ainda desequilibram o binômio homem-mulher. É mais um dia para convencer a todos.

BOM EMPREGO
A embaixada brasileira em Londres baixou um edital para a contratação de um mordomo para a residência do embaixador. Segundo o edital, entre suas funções está a de “servir a mesa, atendimento de telefone, manter atualizado o estoque”, entre outras. Pagas-se bem: 2.300 libras mensais (ou 7.500 reais).