terça-feira, 7 de abril de 2009

Viver Bem a Semana Santa

A Semana Santa celebra, todos os anos, esse acontecimento inefável para o resgate da humanidade das mãos do demônio e a sua transferência para o mundo da luz, para a liberdade dos filhos de Deus. Estávamos todos cativos do demônio, que no Paraíso tomou posse da humanidade pelo pecado.
E com o pecado veio a morte (cf. Rom 6,23).Mas agora Jesus nos libertou; "pagou o preço do nosso resgate". Disse São Paulo: "Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz" (Col 2, 12-14).Quando fomos batizados, foram aplicados a cada um de nós os efeitos da Morte e Ressurreição de Cristo; a pia batismal é, portanto, o túmulo do nosso 'homem velho' e o berço do nosso 'homem novo' que vive para Deus e Sua justiça.
É por isso que na Vigília Pascal, do Sábado Santo, renovamos as promessas do Batismo.O cristão que entendeu tudo isso celebra a Semana Santa com grande alegria e recebe muitas graças.
Por outro lado, aqueles que fogem para as praias e os passeios, fazendo dela apenas um grande feriado, é porque ainda não entenderam a grandeza dessa data sagrada e não experimentaram ainda as graças dela.
Ajudemos essas pessoas a conhecerem tão grande mistério de amor!