terça-feira, 7 de abril de 2009

Franciscanos do Mundo, se Encontram em Assis

A família franciscana de diversos países vai se encontrar na cidade de Assis, Itália, de 15 a 18 de abril, para o "Capítulo das Esteiras", um encontro em comemoração dos 800 anos de aprovação pelo Papa Inocêncio X das regras escritas por São Francisco de Assis.

O evento terá a participação de 1700 religiosos, religiosas e leigos, para momentos de reflexão sobre as regras franciscanas e renovação da obediência ao Papa e do envio do Pontífice à família franciscana.

A programação consistirá em quatro dias de testemunho, penitência, jejum e agradecimento ao Papa Bento XVI. No dia 15 de abril, os participantes serão acolhidos na Basílica da Porciúncula pelo pregador da Casa Pontifícia, Padre Raniero Cantalamessa, e participarão da Missa presidida pelo Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino

.O segundo dia será de testemunhos e de conferências de três ex-ministros gerais: o atual Bispo de Nelson, nos Estados Unidos, Dom John Corriveau, Padre Giacomo Bini e o secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Monsenhor Gianfranco Agostino Gardin.

O dia 16 de abril será dedicado à penitência e ao jejum, com momentos de silêncio e recolhimento, e com um caminho penitencial desde a Porciúncula até o túmulo de São Francisco. Em seguida, acontecerá a celebração da Missa na Basílica Superior de São Francisco.

No último dia, os franciscanos irão a Castelgandolfo, onde serão recebidos em audiência por Bento XVI.
(Rádio Vaticano )