segunda-feira, 6 de abril de 2009

Terremo III

O Papa Bento XVI manifestou nesta segunda-feira, 6, seu pesar perante as trágicas consequências do terremoto que abalou o centro da Itália e provocou a morte de, pelo menos, 150 pessoas, incluindo várias crianças. Bento XVI enviou uma mensagem ao Arcebispo de L’Aquila, Dom Giuseppe Molinari, através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone.
O Santo Padre lembrou todas as vítimas, em especial "as crianças", deixando uma palavra de "conforto" para as suas famílias."A dramática notícia do violento terremoto que sacudiu o território desta diocese deixou o Pontífice consternado", disse o Cardeal Bertone.
"Ao assegurar piedosas orações pelas vítimas, o Santo Padre invoca do Senhor conforto para seus familiares, e envia a todos a sua bênção apostólica".
O forte terremoto atingiu nesta madrugada a região de Áquila, em Abruzo, a leste de Roma. O terremoto começou em torno das 3h30 da madrugada (hora local), com seu centro em Arischia, na divisa entre as regiões de Abruzzo e Lazio e atingiu 6,3 graus na escala Richter.
Também foram atingidas Poggio Picenze, Tormintare, Castel Nuovo Paganica. Mais de 50 mil pessoas estão desabrigadas, a eletricidade foi cortada e a estrada Roma-Áquila foi fechada
. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi cancelou a visita que faria a Rússia e foi até o local.
Foi declarado estado de emergência e equipes de resgate, voluntários e o exército italiano ainda procuram sobreviventes sob os escombros. Mais de 10 mil imóveis foram atingidos, incluindo uma residência de estudantes, igrejas e construções históricas.
A situação é considerada crítica, o hospital de L'Aquila está com todos os leitos ocupados e não consegue atender a todos, além da falta d’água e de materiais médicos
.Habitantes do centro de Roma e próximo a Cidade do Vaticano também sentiram o tremor, o mais grave dos últimos anos. A defesa civil de Roma colocou a disposição 800 agentes, colaborando com o Departamento Nacional de Proteção Civil.
Além da região de Lazio, oferecem socorro Toscana, Puglia e Calabria.
Hoje a noite, às 19 horas, haverá uma reunião ministerial de emergência, para discutir medidas a serem tomadas nos próximos dias.