terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Hora-Hora

Retorno – Ontem, os poderes Legislativo e Judiciário retornaram às atividades. Hoje, na Assembléia, as sessões já iniciam normalmente. Na Câmara, a principal votação é a mudança de horário.


Na rua
O Senado abriu as portas para acomodar políticos desempregados. Com a posse de novos prefeitos e secretários municipais, em 1º de janeiro, muitos dos antecessores ficaram no olho da rua, mas alguns conseguiram refúgio nas cotas de cargos comissionados a que têm direito os senadores.

Impopularidade
Os dois anos à frente da Presidência da Câmara renderam ao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) alguma impopularidade entre seus pares, ao mesmo tempo que o fizeram entrar para o seleto grupo de presidentes que conseguiram evitar escândalos envolvendo a Casa durante sua gestão.

Polêmicas
Nos últimos dois anos, Chinaglia implementou medidas polêmicas, como por exemplo a contenção de gastos com viagens, reduzindo em cerca de 20% essas despesas. Mas há um custo político. Ao voltar ao chão do plenário, precisará enfrentar um ambiente desfavorável, segundo alguns parlamentares.

Sem ouvidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não dará ouvidos aos protestos da oposição contra a promessa de inclusão de mais 1,3 milhão de famílias, ao longo deste ano, no Bolsa Família, o principal programa de transferência de renda da União. Até março, o governo pretende reforçar o orçamento de ministérios e projetos na área social, a fim de estimular o consumo das classes mais pobres.