domingo, 1 de fevereiro de 2009

Desacelerado

Um estudo feito pelo Grupo Estado mostra o ritmo de execução do Programa de Aceleraçã do Crescimento (PAC), considerado o ponto algo do governo para driblar a crise mundial na economia, está lento. Segundo levantamento realizado pelo Grupo Estado,62% dos empreendimentos estão com seus cronogramas atrasados, em um total de 75 projetos voltados para a construção de portos, ferrovias, rodovias e aeroportos, energia elétrica, transmissão de gás natural e transporte urbano.
As obras acompanhadas pelo levantamento estão inclusas no terceio balanço do PAC referente a Janeiro de 2008 e do último - feito até setembro do ano passado. A amostra analisada aponta os obstáculos ao avanço do progrma que já tem dois anos de criação que vão desde entraves burocráticos, ambientais,ideológicos até questões financeiras.
Editais de licitãção aguardando sairem do papel. Outros casos, mostram os projetos sendo feitos em etapas, porém não existem ainda, nenhum concluso. Entre os problemas detectados, barreiras para fechar o financiamento e dificuldades na desapropriação de terras ainda são encontrados para iniciar os projetos.
A área portuária é o setor que mais se encontra em atraso, devido ao atraso na publicação dos editais de licitação do programa de dragagem do terminais brasileiros para aprofundar o canal de acesso dos navios. O estudo mostra ainda que na semana retrasada, as propostas apresentadas pelas empresas interessadas em fazer a dragagem em Santos até abril de 2010 foram desabilitadas por falta de documentação.