terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Dito e Feito

Gilvam vai a ministro das Minas e Energia e ao presidente da Eletronorte para agilizar Luz Para Todos



Nesta segunda-feira, 02, o líder da bancada federal no Congresso, senador Gilvam Borges (PMDB-AP), deu dois passos importantíssimos dentro da estratégia de agilizar a implantação da segunda etapa do programa Luz para Todos no estado do Amapá. Ele esteve no gabinete do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e do presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira, pedindo a intercessão de ambos para a eletrificação de 18.900 domicílios rurais do estado, sendo 1.680 do Arquipélago do Bailique.

O programa Luz para Todos, do governo federal, objetiva atender a cerca de 2,5 milhões de famílias brasileiras residentes na área rural, beneficiando cerca de 12 milhões de brasileiros até 2010, antecipando a universalização da energia elétrica na área rural, que deveria ser concretizada pelas concessionárias até dezembro de 2015.

O problema é que o programa está esbarrando na inadimplência da CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), já que o projeto prevê o desembolso dos custos da seguinte forma: 80% do governo federal, 10% do governo estadual e os outros 10% do agente executor, no caso as concessionárias de energia elétrica.

De acordo com Gilvam, “o ministro Edison Lobão foi extremamente sensível ao nosso pleito e o presidente da Eletronorte também demonstrou todo o empenho em agilizar a implantação do projeto”.

O senador lembrou que do contrato no valor de 150 milhões de reais a ser firmado com a Eletrobras, R$ 17 milhões serão destinados ao Bailique, onde vivem 52 comunidades que ainda não têm luz elétrica.

“As articulações políticas da bancada, como um todo, são muito importantes para que o contrato seja assinado o mais rápido possível” – ensina Gilvam, com a experiência de quem está acostumado a liderar.