sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

BASTIDORES DA NOTÍCIA

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Todos estão em preparativos para participar do primeiro aniversário da cidade de Macapá sob a coordenação do prefeito Roberto Góes. A expectativa é grande para ver o que o prefeito vai fazer em situação de crise. O feriado está garantido e dificuldades também. “Tomara que para o ano se tenha pelo menos dúvida”, foi o que disse o Celso da Merenda.

MEDIÇÃO VIRTUAL
Desde o ano passado, quando terminou a vigência dos contratos administrativos que eram mantidos com pessoas físicas para prestar serviço à Companhia de Água e Esgotos do Amapá – CAESA, que as medições dos hidrômetros deixaram de ser feitas para saber o consumo de cada usuário dos serviços da CAESA. Todas as contas cobradas desde aquela data são baseadas em estimativas. O que não está agradando ninguém é que, pelas estimativas, todo mundo teve o seu consumo apurado a mais. Parece até milagre. Menos água produzida, mais água vendida.

RATO NÃO COME MOSQUITO
Os moradores do Bairro Universidade estão assustados com a quantidade de ratos que está transitando no bairro. São ratos de todos os tamanhos, uns bem parecidos com “catitas” ou são verdadeiras “cutias” na opinião do morador. Como a dengue fez morada por lá e rato não como o mosquito e nem rato pega dengue, os dois males avançam ameaçadoramente sobre os moradores que estão pedindo para todo mundo ir por lá “entregar” um pouco de tranqüilidade.

FEIOS NA FOTO
Depois que o superintendente da Caixa Econômica, Raimundo Frota, declarou que a Caixa, o Governo e a Estacon admitiu e divulgou que os três entes “estão feios na foto” as coisas começaram a se encaixar. Primeiro vão tomar as providências para resolver os problemas decorrentes da situação, depois é que vão ver quem é mais culpado. Frota foi mais incisivo quando disse que a população de Macapá não merece passar pelo que está passando.

GATO ESCALDADO
Depois do que aconteceu no dia dois de janeiro quando a alta direção da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (AMCAP) foi misteriosamente assaltada levando, pelas primeiras informações mas de duzentos e cinqüenta mil reais (que depois baixou, baixou, baixou...) e que até agora não foi desvendado o mistério, o “mundo cultural do Amapá” está preocupado com os R$ 400,00 que foram disponibilizados para a programação da Festa do Aniversário da Cidade. Além de saber o que será pago com os R$ 400 mil, os artistas estão interessados em saber se não vai haver outro assalto.

VESTINDO O PALETÓ
Se não está definida a forma de desempate na “competição” que vai indicar o substituto do deputado estadual Roberto Góes na Assembléia Legislativa, bem que poderia ser acatada a sugestão da “corrida no saco”. Segundo o autor da proposta, se colocaria um paletó bem na porta de entrada da Assembléia legislativa e os dois, Fran Júnior (PMDB) e Soares (PDT), largariam, numa corrida de saco, pela avenida FAB, do cruzamento da FAB com a Jovino. Quem vestisse o paletó primeiro, ficaria com a vaga.

BARBA E BIGODE
Sem qualquer trocadilho mais audacioso, o PMDB fez barba e bigode nas eleições de ontem no Senado e na Câmara Federal. José Sarney, no Senado, e Michel Temer, na Câmara, são os dois novos presidentes daquelas casas. O resultado pode não ter sido bom para ninguém desde que tire o Amapá do meio. Para os daqui o resultado foi o melhor possível.

OS DOIS NOVOS
Tomou posse para mais um mandato de dois anos o grupo de deputados que vai dirigir a Assembléia Legislativa até a posse dos deputados estaduais que serão eleitos no dia 3 de outubro de 2010. Dalto Martins(PMDB) substitui Francisca Favacho (PMDB) na primeira vice-presidência e Eider Pena (PDT), substitui Roberto Góes (PDT) na primeira secretaria, os demais cargos continuam sendo ocupados por quem já os ocupava desde o inicio da legislatura em 2007.

FALTA UM
Devido a questões administrativas e de legalidade, a Assembléia Legislativa começou o novo período desfalcado de um dos seus membros. Ao invés de 24, apenas 23 deputados estavam habilitados. Os eleitores não têm nada a ver com isso. Eles elegeram 24 e ainda indicaram quais eram os suplentes. Como a disputa continuou até depois da eleição, desta vez na Justiça Eleitoral, agora, quando precisou, não estava definido quem ocuparia a vaga.

TUDO QUEBRADO
Agora, depois de ter sido constatada que as finanças da prefeitura de Macapá estavam quebradas, com um rombo de 100 milhões, segundo o prefeito Roberto, quem também mandou quebrar foi o prefeito Roberto. Não gostou da sala do prédio da prefeitura onde estava o gabinete do prefeito e mandou ver: botou tudo no chão. Quando ficar pronto, dizem que vai ficar um “brinco” (tomara que as contas também fiquem um “brinco”).

PROMETEU
Quem pediu primazia para escrever a biografia deste “tirista” foi a consultora Geni Frota. E o fez publicamente e avisou que o projeto já está pronto e que deve submeter a aprovação ainda esta semana. Fiquei muito contente. De verdade.

RILTON AMANAJÁS
O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Rilton Amanajás (PSDB) está ansioso para começar a trabalhar e, como diz sempre “botar o pessoal para trabalhar”. Até agora foram muitos preparativos, alguns planos e nenhum teste. Garante que vai surpreender.


Por Rodolfo Juarez