quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Respingando

Pepino
Está formado o pepino para os órgãos ambientais resolverem. MPBA que deveria explorar o minério amapaense por 11 anos, suspendeu as atividades com 4,5 anos.

Ouro
Para o Estado, mesmo com a paralisação das atividades da empresa, a MPBA poderá faturar e muito ouro por uns três ou quatro meses.

Explicação
A empresa explicou que o pedido aconteceu por conta da mudança na estrutura geológica do minério. Por conta disso, não estava preparada para trabalhar nesse sentido.

Eleição
A Associação do Ministério Público Estadual se manifestou sobre o impasse ocorrido na disputa pelo cargo de procurador de Justiça do Estado. Segundo o promotor João Furlan, estão claros os critérios que estipulam 35 anos de idade mais dez anos na carreira mais ser de entrância final, e não ter dez anos na entrância final, como tenta sustentar a petição de impugnação subscrita pelo Dr. Pedro Leite, contra os Drs. Iaci Pelaes e Roberto Álvares.

Aptos
Furlan ressaltou que, nesse caso, os promotores Iaci Pelaes dos Reis e Roberto da Silva Álvares, incontestavelmente, estão aptos a concorrer no pleito ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, por preencherem os requisitos exigidos pela Lei Orgânica do MPE.

Camisinhas
O Pará vai distribuir 600 mil camisinhas aos participantes da 9ª edição do FSM (Fórum Social Mundial), que começou ontem, em Belém (PA), e termina em 1º de fevereiro. O alvo da Secretaria de Saúde do Estado é o Acampamento Intercontinental da Juventude, que receberá cerca de 20 mil jovens.

Foco
Dessa forma, pergunta-se qual o foco principal do evento. Não que sejamos contra o sexo que poderá ser praticado pelos participantes, mas 600 mil preservativos indicam que o “bicho vai pegar”.

Disputa
Enquanto isso, no Senado Federal, o PSDB negocia cargos em troca do apoio do partido aos senadores Tião Viana (PT-AC) ou José Sarney (PMDB-AP). Os tucanos estão dispostos a definir o voto da bancada de acordo com a oferta do candidato, mas reivindicam a primeira-vice presidência do Senado e as presidências da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e a CRE (Comissão de Relações Exteriores).

Odontologia
Depois de passar muito tempo sendo considerada uma estrutura à parte do resto do corpo, a boca volta a ser entendida como parte do organismo humano. Foi justamente para mostrar a associação entre problemas bucais, especialmente da doença periodontal, e a saúde geral que especialistas da área de odontologia e de medicina se reuniram em workshops.

Aos cem anos
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4400/08, do Senado, que concede dois salários mínimos mensalmente ao idoso carente a partir dos cem anos de idade. A proposta altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que hoje já assegura um salário mínimo mensal aos idosos carentes, a partir dos 65 anos.

Mudança
O Projeto de Lei 4397/08, do deputado Magela (PT-DF), impõe o limite de uma única reeleição para dirigente eleito de confederações, federações e clubes desportivos. A proposta, que modifica a Lei Pelé (Lei 9.615/98), estende esse limite a quem houver sucedido o dirigente no curso do mandato. A proposta também torna inelegíveis, na sucessão do dirigente, seu cônjuge e seus parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção.