segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Entre Aspas

Uma letra
Pelo visto a coisa vai pegar na eleição para o Ministério Público Estadual. Um simples “d” no texto da lei complementar pode fazer a diferença, e tirar dois do páreo. Será que vai vingar?

Explicando
A lei diz que para concorrer, o membro do MP precisa ter dez anos de Ministério Público e dez anos de entrância (atuação em Macapá e Santana). Nesse caso, dois dos candidatos ficariam de fora da disputa, restando três nomes apenas, formando de antemão a lista tríplice.

Impostos
Denúncia de um programa matinal de rádio em Macapá meteu bronca em uma empresa (não citou o nome), estabelecida em Calçoene, distante a 400 km da capital. Na acusação, a exploração da exportação de peixe para os mercados das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, sem o recolhimento dos impostos, segundo a denúncia.

Por lógica
A única empresa habilitada naquele município pertence a atual prefeita e empresária Lucimar Lima (PMDB) e do seu marido Odilon. Como o denunciante silenciou não se sabe se continua sustentando as acusações.

De olho
A Universidade Escola de Samba Boêmios do Laguinho, que tem a frente o advogado Vicente Cruz, parece mesmo disposta a erguer o troféu de Campeã do Carnaval Amapaense em 2009. Para isso, vem pregando seriedade e trabalho tanto para os brincantes, para pessoal que veste o abadá, como também aos admiradores.

Aviso
Na sede do São José, onde funciona um posto de vendas de abadas, um aviso mostra à determinação a escola: “se não veio para trabalhar não entre”. Aviso dado e cumprido!

Aposta
O presidente da Assembléia Legislativa (AL), Jorge Amanajás (PSDB), pretenso candidato a candidato ao Setentrião, chefe do Desafio, um dos maiores cursinhos de vestibular gratuitos no Estado, aposta a cada dia na popularidade da sua instituição.

No carimbó
Para festejar a passagem dos alunos para um curso superior, manda buscar para uma grande festa nada menos que a famosa banda de carimbo paraense, comandada pelo mestre Pinduca, que não deve cobrar barato por uma simples exibição, além das despesas de passagem, hospedagem e alimentação.

Granado
Como não existe milagre em finanças, uma brincadeira de bom gosto desta, que é trazer o Pinduca até Macapá, não deve sair por menos de R$ 100 mil. Mesmo que o chefe do Desafio seja presidente da AL, com salário de parlamentar em torno de R4 25 mil, teria que fazer grande ginástica financeira para saldar o compromisso.

Patrocínio
A não ser que tenha arranjado fortes patrocinadores, através da sua empresa de comunicação, que diga de passagem, vem abocanhando grande fatia do mercado publicitário amapaense, por méritos comerciais.

Milionário
São os gastos da PMM em relação aos aluguéis de veículos na administração anterior, que beirava a R$ 1 milhão/mês. Uma despesa grande para uma arrecadação pobre.

É matemática
Em 12 meses da despesa daria para a prefeitura comprar uma frota de quase 550 automóveis populares. Em quatro anos, 2.200 carros e em oito anos, 4.550 veículos. Praticamente mais de 50% dos carros vendidos em 2008 no Estado. Não precisa dizer que qualquer empresa particular com a arrecadação anual da PMM, com despesa de aluguel como essa, quebraria em pouco menos de seis meses.

Quem explica?
Não se sabe quais os motivos, mas alguém tem que vir a público e explicar tal “fenômeno”. A partir das 19h30, na grande maioria das padarias de Macapá, o consumidor não encontra mais o chamado pão careca, o francês para muitos.

Será?
Há muitos anos, existia uma portaria da Sunab (que saudade!) onde era exibida a obrigatoriamente em aviso, de que “na falta do pão francês a empresa é obrigada a ofertar outro pão qualquer pelo mesmo preço”. Vou arriscar: é que os pães de chá e o massa fina são mais caros e dão mais lucro aos padeiros. A produção menor obriga o cliente a levar o mais caro para casa. Está aí uma boa dica para o MP Cidadão e o Procon entrar nessa briga!

É muito pau
Não é implicância não. Mas as padarias que não tem forno elétrico usam lenha para a produção de pães e derivados. Caminhões são vistos descarregando grande quantidade de madeira extraída nas empresas, geralmente vindas do serrado amapaense.

Autorização
São árvores cortadas, daquelas que pegam fogo nos campos do Estado nos meses do verão. Não se sabe se as padarias teriam autorização para tal. Que o Batalhão Ambiental tire essas dúvidas, já que nos locais, também, existem vendas de carvão vegetal clandestino, pirata mesmo. Aí o problema é com o MP do Meio Ambiente.

O maior
No encontro de prefeitos que aconteceu na semana passada, em Macapá, o prefeito Marmitão disse que é o “maior prefeito” do Amapá. Não é para menos, uma vez que pesa 140 quilos, como mesmo destacou. Brincadeira à parte, Marmitão foi um dos prefeitos reeleitos no Estado, por vontade do povo mazaganense.

Quitação
Mais de 70% da população macapaense deixou de pagar IPTU no ano passado. É fácil saber os motivos. Ela não tinha a real certeza (sem trocadilho) se a grana iria ser empregada, como por exemplo: na poda de árvores, na operação tapaburacos, no recolhimento e destinação ecológica do lixo urbano, na limpeza e segurança das praças, na saúde, educação, transporte e saneamento.

Inadimplência
Como não viu o resultado, bancou a inadimplência. No Rio de Janeiro, muita gente depositou o valor do IPTU em juízo para depois discutir a questão.

Aposta
Outro político que está apostando todas as fichas em seu trabalho é o vicegovernador e atual secretário de Saúde, Pedro Paulo Carvalho (PP). Ele não nega para ninguém e já disse de público que é candidato a sucessão de Waldez Góes (PDT) ao Setentrião.

Ciumeira
As famosas Ações Cívicos Sociais estão se tornando freqüentes, assim como outras ações nos maiores municípios de densidades eleitorais como, entregas de ambulâncias e apoios velados a prefeitos do seu partido, mostram assim a vontade de chegar lá. Isso tudo vem dando uma tremenda ciumeira no presidente da AL, deputado estadual Jorge Amanajás (PSDB). Quem está gostando de toda essa história é o ex-deputado estadual Lucas Barreto (PTB).

Estratégia
Pelo visto a corrida para a sucessão presidencial vai ser mais acirrada que nos outros anos. E olha que até o cinema já entrou no assunto. Estão programando para lançar em 2010 um filme sobre a vida do presidente Lula. É mole ou será que trata-se de pura coincidência de hollywood?

Volta
Depois de longas e merecidas férias custeadas pelo dinheiro dos contribuintes, eis que nossos valorosos deputados estaduais voltam no dia 2 de fevereiro ao “cansativo” trabalho de flexionarem os pescoços, dizendo sim para tudo em plenário, a não ser que um ou outro interesse seja contrariado.

Contrário
Se a pauta não estiver do agrado, nosso (ou nossas) parlamentares gritam, esbravejam e criticam contra aqueles que se atrevem a pelo menos discordar dos seus pensamentos. E logo no dia 4 tem um feriado. O resto da semana deve ser “enforcado”. Palmas! Palmas!

Desobediência
Lojistas ou garagistas que vendem carros usados em qualquer esquina de Macapá, muitas das vezes, sem garantias, continuam usando e abusando do espaço dito passeio público. Eles exibem os veículos durante o horário comercial e os recolhem no final da tarde. Utilizam o local, inclusive, para a lavagem dos carros, concorrendo para o entupimento dos esgotos.

Corajoso
Tudo isso acontece em Macapá, impunemente, desde a administração municipal passada. Quem se atreve a guinchar os carros como fizeram na semana passada às proximidades do Fórum Leal de Mira? Quem?

Vendas
As revendas de carros em Macapá esperam um incremento maior na comercialização de carros novos e usados por conta da queda de 1,0 p.p na taxa de juros Selic, que passou de 13,75 para 12,75% ao mês, ainda considerada um triste o recorde mundial para nosso País.

Expectativa
Agora a expectativa é para saber quanto esta diferença vai ser repassada pelas financeiras para suas tabelas. Se as vendas continuarem nesse patamar atual, o desemprego vai continuar a crescer, gerando uma desconfortável pressão social para cima do Governo.