segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Leia no Entre Aspas

Caridade
Os freis Deusivan e Apolônio, do Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), devem inaugurar em breve, a nova Casa do Pão, com capacidade para distribuir até 400 refeições/dia para a população carente.

Conclusão
Na nova estrutura tudo será de primeira, desde o ambiente quanto à qualidade da alimentação servida. Ainda esperam doações dos fiéis da paróquia para a conclusão das obras.

Placa
Quem passa pela Rodovia Juscelino Kubtischeck, que liga Macapá ao Distrito de Fazendinha, no período noturno, já pode visualizar um grande out door, iluminado, como será o futuro Amapá Garden Shopping.

Reservas
Com localização privilegiada, em frente à Unifap, o esperado empreendimento vem revolucionar de vez as vendas de varejo no Estado. Grupo Center Kennedy e cadeia de supermercado americana Waal Mart já estão com os espaços reservados.

Grana
Deu no Tribuna da Cidade (101.9 FM), apresentado por Carlos Lobato, Paulo Silva, Humberto Moreira e Olimpio Guarany, com direito ao número do processo que o ex-governador, ex-prefeito e senador cassado João Capiberibe (PSB-AP), deu entrada em 2004, na Justiça Federal, pleiteando indenização por ter sido perseguido pelo regime militar.

Na boa - Enquanto seus companheiros levavam bordoadas e choques elétricos por aqui, ele curtia com a família os “cebiches” peruanos, o calor de Moçambique e o frio do Canadá.

Progresso
Já está navegando para o Amapá a nova rotativa do Jornal do Dia. Nossa equipe espera montar a tempo o maquinário para podermos mostrar a população do Estado um novo jornal, moderno, compacto, diversificado e de fácil leitura.

Previsão
Com a nova máquina, o JD vem com moderno design, tudo marcado para o próximo dia 4 de fevereiro, quando a nossa Macapaba completará mais um ano de existência. E pensar que mais de duas décadas atrás não tínhamos nenhum diário genuinamente amapaense circulando por aqui!

Neros
Durante toda a semana que passou toda a Grande Macapá, logo ao raiar do dia, ficou tomada pela fumaça, o que dificultou os pousos e decolagens das aeronaves. Isto se deve as queimadas nas matas próximas.

Complicado
E como no período noturno costuma soprar vento do rio para a terra, a fumaça fica estacionada sobre a cidade. E se os “Neros” atearem fogo na Lagoa dos Índios? Então a situação vai ficar ainda mais complicada, principalmente sem fiscalização em cima.

Vandalismo
A imprensa chiou tanto que o GEA resolveu dar um basta no engarrafamento que existia logo no início da noite na Rodovia Duque de Caxias, próximo ao CEAP. Duplicou, pavimentou e sinalizou a pista e para completar, instalou redutores de velocidade.

Não vai demorar
Não durou nem dois meses e alguns vândalos danificaram os obstáculos e agora trafegam em alta velocidade por lá, alem de utilizar a criminosa contra mão de direção. A qualquer hora acontece acidente fatal por lá!

Cobaias
O senador Cristóvan Buarque, do Distrito Federal, luta para aprovar junto a seus pares uma legislação mais severa contra aqueles que abusam de seres humanos em pesquisas científicas. Esteve por aqui há três anos no rumoroso Caso Pirativa, quando uma Universidade Norte-Americana.

Merreca
No caso, eram pagos R$ 20 reais para que moradores das margens daquele rio expusessem seus corpos às picadas de mosquito por uma longa noite, para depois, os insetos entupidos de sangue, fossem exportados para estudos.

A dois por hora
O inquérito no Caso Pirativa se arrasta a passos de tartaruga na Justiça Federal. No Senado da República o senador Buarque é uma voz que clama no deserto.

Providências
De concreto mesmo, só o Conselho de Medicina do Amapá que tomou providências rápidas e enérgicas, promovendo sindicância sobre o fato, que depois veio a se transformar em processo ético. Não se tem nem notícia do prazo para o julgamento dos indiciados.

Feudos
Discussão em muitas rodas políticas no Estado as próximas eleições. Tudo em relação aos futuros feudos políticos. Dizem que em quase 20 anos dois grupos principais se revezam no poder: os Capiberibes e os Góes.

Outros
Começam a surgir outros, como os Amanajás, os Borges, os Ramos, os Favachos e dos outros deputados estaduais, que apadrinham, convenientemente, muitos vereadores e prefeitos dos 16 municípios do Estado.

Assaltos
Eis que Macapá se tornou a Meca dos assaltos. Bandidos vindos de outras regiões da Amazônia e os daqui mesmo, destes que fogem do IAPEN pulando o muro com cordas de lençóis, trabalhando a serviço de traficantes de drogas, infernizam a vida dos contribuintes.

Dica
Como o Secretário de Segurança tem o prestigiado cacifo de ter sido delegado da PF, seria viável que colocasse a inteligência do aparato para colocar detrás das grades estes bandidos.

Crise
A crise globalizada, que começou nos EUA e se espalhou como um rastilho de pólvora pelo planeta, finalmente chegou ao Meio do Mundo. A situação é tão vexatória que até as lotéricas se vêem literalmente às moscas. É falta de R$ 1,75 no bolso. É quando custa a aposta mais barata.

Bagunça
Quem precisa pagar as contas, seja de cartão de crédito, contas telefônicas, boletos e outros, e esperar pelos Correios, pode preparar os bolsos para pagar multas e juros por atrasos.

Opção
Quem ter a internet em casa (se tiver paciência com a banda curta), consegue uma segunda via. Ou mesmo ir a uma Lan House gastando mais dinheiro para conseguir o documento. A bagunça tem desculpas esfarrapadas: os Correios acusam as transportadoras aéreas e estas, a para-estatal, costumeiramente envolvida em falcatruas.

Rapa
A Polícia Federal deu uma rapa no pessoal do jogo do bicho. Calma gente! Isso foi no Pará. Lá, a situação das apostas clandestinas é mais escancarada que aqui.

Coisa pesada
Na Capital das Mangueiras em cada bairro tem uma “fortaleza”, guarnecida por um exército (quase uma milícia armada) de seguranças que tomam conta da grana, que seguem para duas vias: uma bancária para “lavar” o dinheiro e outra para os cofres, para os devidos subornos. E por aqui? Como fica?

Bronca
E vem mais bronca da grossa por ai. A situação das apurações de desvios de verbas nos vários assentamentos do Incra-AP ainda vai respingar (sem trocadilho com a famosa coluna diária do Paulo Silva) em muita gente graúda.

Como funciona
O “modus operandi” dos espertos era a seguinte: liberar a verba, abrir uma conta bancária em nome de um semi-analfabeto, que assinava dois talões de cheques em branco para que fosse movimentada a grana. Eles pensavam que só ia pegar com o pobre coitado. Quem já foi posto no olho da rua sabe que não é assim.

Providências
A OAB-AP está ultimando todas as providências para apurar denúncias contra um de seus membros em Macapá. Segundo elas, um causídico já teria nada menos que 12 reclamações, que viraram sindicâncias, todas as acusando de reter o dinheiro de seus clientes em ações ganhas, tanto na Justiça Comum como na do Trabalho. Dizem que é pilantragem demais!

Transição
Enquanto a transição política ocorre sem traumas entre as equipes técnicas do prefeito que deixará o cargo em Macapá, João Henrique (PT) e o que vai entrar Roberto Góes (PT), em Calçoene, a 400 quilômetros a Nordeste da Capital, o clima é de beligerância africana, entre as equipes de Lucimar (PMDB) e de Jorge Récio (PDT). Transição mesmo, acreditam, só no dia primeiro de Janeiro.