quinta-feira, 28 de maio de 2009

Hora-Hora

Cadastro - A Câmara se reuniu para ouvir propostas de empresários e especialistas sobre o enfrentamento da crise financeira internacional. Entre as sugestões, está a aprovação da reforma tributária e do projeto que cria o cadastro positivo.


Crédito
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) autorizou a abertura de duas linhas de crédito com recursos do fundo. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a primeira, no valor de R$ 100 milhões, é destinada à compra de motocicletas por pessoas que usam esse tipo de veículo para trabalhar, como os motoboys.

Na net
Os contribuintes que venderam dias de férias nos últimos cinco anos ganharam um instrumento para tirar dúvidas sobre o ressarcimento do Imposto de Renda retido na fonte. A Receita Federal criou um espaço em sua página na internet com os procedimentos a serem seguidos para obter a restituição.

Prazos
O espaço traz uma tabela com os prazos de entrega das declarações retificadoras para cada ano (de 2004 a 2007) em que o trabalhador vendeu dias de férias ao patrão. Para receber a restituição, o contribuinte terá de corrigir as informações declaradas nos anos anteriores.

Acordo
O Brasil e o Japão poderão fechar, ainda neste ano, acordo previdenciário que garantirá proteção social e contabilização de contribuições feitas nos dois países para fins de aposentadoria. As negociações, iniciadas em 2005, ganharão novo impulso no próximo mês, quando uma missão do governo brasileiro irá ao Japão tratar dos detalhes do futuro acordo.