quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bala Rocha comemora aprovação de piso salarial para médicos

Da Assessoria

O deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), comemorou ontem, 27, a aprovação, pela Comissão de Trabalho da Câmara, do projeto de autoria do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), que altera o salário mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas. “Foi uma vitória e tanto não apenas para as classes dos médicos e cirurgiões-dentistas, como também para toda a sociedade brasileira, que passa a contar com profissionais ainda mais estimulados para o trabalho”, explicou o parlamentar amapaense, que também é médico.
De acordo com o projeto, o salário-mínimo dos médicos passa a ser de sete mil reais mensais, e o valor horário de trinta e um reais e oitenta e um centavos, com reajuste anual pelo mesmo índice de correção do salário-mínimo.
Ao justificar o projeto, o autor explica que para atender adequadamente um paciente, o médico necessita ter uma boa qualidade de vida para evitar que esse profissional leve seus problemas pessoais para seu serviço, que hoje são vários. “Devido a má remuneração, os médicos acabam se endividando para poder pagar estudos e se atualizar. Em geral se observa que nos hospitais públicos há um grande descaso com a saúde, onde médicos trabalham em condições precárias e tem que dar a devida prestação do seu serviço ao paciente, que exige, e com toda a razão, um tratamento adequado por pagar esse serviço através de impostos altos. Uma melhora na remuneração dos médicos reduzirá a prática de trabalhar em vários hospitais para uma melhor remuneração, sendo que essa forma de trabalho, acaba esgotando o medico e refletindo no seu tratamento aos pacientes, não dando tempo ao medico estudar para pode se atualizar e oferecer um bom atendimento ao seus paciente”, pontuou Ribamar Alves.