segunda-feira, 25 de maio de 2009

Bastidores da Notícia

DESDE 63
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído durante o Concílio Vaticano II no Decreto Conciliar, Inter Mirifica, promulgado pelo Papa Paulo VI, no dia 04 de dezembro de 1963. Os bispos reunidos durante o Concílio entenderam que os meios de comunicação são indispensáveis para o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus, estão a serviço dos povos e por isso, a humanidade precisa louvar a Deus por estas novas maravilhas.

A PLACA DO IFHAN
Completamente destoante com o cenário, a placa do IFHAN continua “plantada” na entrada principal da Fortaleza de São José de Macapá. Além do tremendo mau gosto na colocação daquele “monstrengo”, é um mau exemplo que está se dando com o ambiente, numa agressiva poluição visual, prejudicando a paisagem e contrariando a lei.

MOSQUITO DA DENGUE
Conforme era esperado para esse período, o mosquito da dengue está perdendo a sua guerra particular com as autoridades sanitárias do município e do estado. Desta vez, os homens se prepararam para a guerra e, como tem algo mais que os mosquitos, a inteligência, por exemplo, bastou usá-la mais que a língua, que tudo deu certo.

FUMAÇA DE ÍNDIO
Mesmo com toda orientação que é passada para a população com relação à poluição ambiental e aos prejuízos que isso causa, ainda há morador na zona urbana de Macapá que acha normal juntar o lixo e queimar como se morasse sozinho na cidade ou não tivesse vizinho. Isso além de prejudicar a todos, irrita os olhos e a diminui a consideração das outras pessoas para com o aquele fazedor de fumaça.

A CRISE CONTINUA
Quem pensa que as coisas estão calmas lá pelas bandas da Polícia Técnica está muito enganado. Desde quando começou a luta pelo plano de cargos e salários, e isso já faz dois anos, que não se teve mais tranqüilidade por aquelas bandas. Segundo os que trabalham naquela unidade da Defesa Social, precisa haver uma rápida ação pra resolver os problemas internos que estão consumindo o órgão e prejudicando a atuação profissional dos técnicos.

TRÊS LOBOS
Uma camiseta com estampa de lobos uivando para a Lua se transformou em um fenômeno de vendas na loja online Amazon nas últimas semanas depois de uma série de avaliações irônicas sobre o produto. A camiseta Three Wolf Moon ("Lua dos Três Lobos", em tradução livre) teve um aumento de 2.300% depois que as avaliações irônicas se transformaram em uma verdadeira campanha de publicidade do produto.

AINDA TEM MAIS
Os médicos já entregaram no protocolo da Presidência da POLITEC um documento com dois considerandos, comunicando à presidente do órgão que a partir do dia primeiro de junho, os médicos legistas não concorrerão as escalas de plantão, isso quer dizer que os médicos legistas só vão dar o expediente obrigatório, que não passa de quatro horas e, depois, volta para casa.

CONDENAÇÃO DO ESTUPRADOR
Um ex-soldado do Exército americano condenado por estuprar uma jovem iraquiana de 14 anos e assassinar a família dela foi poupado da pena de morte em julgamento realizado quinta-feira, 21, e vai enfrentar uma pena de prisão perpétua depois que os jurados de um tribunal de Kentucky não chegaram a uma decisão unânime sobre a pena capital.

BOCA FORA
O uruguaio Defensor Sporting surpreendeu o Boca Juniors ao derrotar o rival dentro do estádio de La Bombonera, em Buenos Aires, por 1 a 0, na quinta-feira, e avançar às quartas de final da Taça Libertadores da América. No primeiro jogo, no Uruguai, houve empate por 2 a 2. O gol da vitória do time uruguaio foi marcado por De Souza, aos 28min do primeiro tempo. Na próxima fase, o Defensor vai enfrentar outro time argentino, o Estudiantes.

DO MESMO JEITO
Segundo o delegado Alan Moutinho, presidente do inquérito policial que apura o roubo de mais de R$ 250 mil no começo deste ano, quando os dirigentes da Associação dos Músicos do Amapá – AMCAP, transportava a “grana” para pagar os músicos que haviam trabalhado nos eventos da virada do ano de 2008 para 2009. O delegado disse não ter qualquer novidade e que tudo “este do mesmo jeito”.

PAPALEO
O senador Papeleo Paes, que chegou ontem de Brasília na companhia do Governador Waldez, do presidente do Senado, senador José Sarney e de deputados federais, falou sobre a votação da CPI da Petrobrás e disse que se trata de zelo pela estatal e que a oposição jamais pensou em privatizar com apregoaram os governistas desde que foi aprovada a CPI.

PSDB
O senador, durante a entrevista, também se reportou, pela primeira vez, a um acordo que tem com o governador Waldez Góes de que o partido tem um candidato ao Governo do Estado (provavelmente Jorge Amanajás) e que, nesse acordo, também está certo que o atual governador apoiará Papaleo que virá para a reeleição.

REAÇÃO IMEDIATA
Considerando o acordo ao qual se referiu o senador Papaleo Paes, e de que ele será um dos apoiados pelo governador Waldez e o próprio governador Waldez é candidato, então estaria fechada a “porteira” dessa coligação quando alinhado com o número de vagas que tem o Amapá para o senado. A não ser que uma mesma coligação já saia com um candidato absolutamente sem chances.