segunda-feira, 25 de maio de 2009

HORA-HORA

Eleições 2010 - A ministra Dilma foi questionada sobre a existência de um plano B, caso não tenha condições de se candidatar à Presidência da República em 2010. Respondeu em meio a sorrisos: “vocês ainda acham que eu falo disso sem estar amarrada, nem amarrada”.

Abandono
Uma em cada dez pessoas que já frequentou algum curso de qualificação profissional no país abandonou as aulas antes de obter o certificado de conclusão.

Falta vaga
Já entre os que concluíram a qualificação profissional, mas nunca trabalharam na área de formação (9,4 milhões de pessoas), 31,1% afirmaram que faltavam vagas de trabalho no setor escolhido e 30,4% encontraram melhor oportunidade em outra área.

Educação

As instituições particulares de ensino concentram a maior parte (53,1%) dos alunos que frequentam ou já frequentaram cursos de educação profissional. Cerca de 19 milhões de pessoas participam de cursos oferecidos por essas entidades, enquanto as públicas respondem por um percentual bem mais baixo, de 22,4%, o que corresponde a 8 milhões de brasileiros.

Demora

A economia mundial ainda vai demorar a se recuperar do choque provocado pela atual crise financeira internacional, afirmou o economista e professor da Universidade de Nova York, Nouriel Roubini, ao participar do seminário internacional O Brasil e a Crise Ecnômica Mundia.

Compromisso
O Brasil, disse Nouriel, precisa de boas reformas estruturais para crescer e superar a crise mundial. Mas o crescimento do país, assim como de outros mercados emergentes do mundo, ainda vai levar anos. “Governos precisam estar comprometidos com o crescimento.”