sábado, 27 de junho de 2009

Hora-Hora

Tradição - Cerca de 70 mil turistas são esperados no Amazonas, para participar da edição de 2009 do Festival Folclórico de Parintins. O festival representa o auge de meses de trabalho desenvolvido pelas agremiações dos dois bois mais famosos do país, o Garantido e o Caprichoso.

Jornalistas
A proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de curso superior de comunicação social para o exercício da profissão de jornalista “será apresentada no mais tardar até as 18 horas da próxima quarta-feira, 1º de julho”. A informação é do autor da proposta, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Como será?
A emenda precisa ser aprovada por três quintos dos senadores em dois turnos, o que corresponde a 49 dos 81 votos. Antes, terá de passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Pesca
O presidente Lula sancionou a lei que cria o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em substituição à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap). Ele sancionou também a nova Lei da Pesca, que passa a considerar pescadores e aquicultores como produtores rurais com direito a créditos rurais com acesso a recursos mais baratos para financiar a produção.

Cultura
O Diário Oficial da União divulgou a relação de pareceres a projetos culturais analisados na última reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Todos pleiteiam incentivos fiscais. Os selecionados devem pedir ao Ministério da Cultura (MinC) a abertura da conta bloqueada vinculada, onde serão efetuados todos os depósitos durante a execução do projeto.