terça-feira, 23 de junho de 2009

Bastidores da Notícia

UMA PERGUNTA, UMA RESPOSTA
Para a pergunta: “o que é melhor: ser profissional liberal ou funcionária pública?”, teve uma resposta: “sem dúvida nenhuma o melhor e ser funcionária pública. A estabilidade, os horários, de certa forma tudo mais organizado, isso sem falar na remuneração”. Se você concorda, dê um sorriso, se não concorda, continue estudando, os “quem indica = qi” estão em baixa.

QUEM DIRIA
Depois de duas partidas incríveis realizadas pela seleção do Egito ela fraquejou e perdeu para a seleção dos Estados Unidos e com a derrota também a vaga que parecia certa nas semi-finais da Copa das Confederações. Agora o Brasil enfrenta a seleção da África do Sul, na quinta e a Espanha, os Estados Unidos, amanhã.

SINDICATOS
Mais três sindicatos de categorias patronais da indústria estão pedindo filiação na Federação das Indústrias do Estado do Amapá. E já querem “sentar na janela” no dizer de um dos veteranos do Conselho de Representantes da Federação. O processo de cada um deles deve entrar em análise para ser apreciado pelo Conselho.

OBRA DO AEROPORTO
Ainda está sem qualquer decisão real que indique que as obras da estação de passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá sejam retomadas. Apesar das promessas feitas por autoridades de Brasília e do próprio presidente da Infraero, até agora as coisas estão na estaca zero e o tempo já começa a fazer os primeiros estragos na estrutura que está lá exposta às intempéries.

DETRAN
Muitas reclamações estão sendo feitas contra os dirigentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá. Acontece, segundo os usuários do serviço, é que tem muitos funcionários que estão prejudicando a comunicação: seja pela falta de informação segura, seja pela exigência em itens que não podem ser exigidos. O problema maior está nas equipes do Super Fácil, em Macapá e em Santana.

ZERÃO
Outra obra que está enfeia a cidade há mais de dois anos é a do Estádio Estadual Milton de Souza Correa. No meio do mundo, construída em 90, o Estádio experimenta sua pior fase. Destelhado, com os refletores tirados, terras removidas, gramado completamente perdido e as instalações precisando de recuperação total, esse é o estado em que se encontra aquele bem público. Precisa alguém “bater o pé”.

IGARAPÉ DAS MULHERES
Está lá para quem quiser ver: a doca do Igarapé das Mulheres completamente tomada por embarcações de pequeno e médio porte que fazem o transporte dos produtos da floresta para a cidade de Macapá. Uma solução urgente tem que ser tomada para o local enquanto há tempo. Mas é bom considerar que esse tempo é muito pequeno.

RECORDES EM NÚMERO DE ANALFABETOS
O Estado do Pará é o estado brasileiro com maior índice de analfabetismo do país. Do montante nacional, 4,1% são oriundos do Estado do Pará. A situação é analisada pelo Ministério da Educação. Belém, Santarém, Marabá, Ananindeu e os municípios da região do Marajó concetram um tipo de personagem que as políticas públicas têm dificuldade para alcançar: jovens e adultos que não sabem ler nem escrever.

85% FORA
De acordo com dados colhidos pelo IBGE e analisados pelo MEC, mais de 85% dos analfabetos absolutos do Estado, não freqüentam classes de alfabetização, apesar da crescente oferta de vagas do principal programa federal, o Brasil Alfabetizado.

SONORIZADORES
Os sonorizadores construídos na Rodovia Estadual Duca Serra, que liga Macapá a Santana, passando pelo Distrito Industrial, está parcialmente destruído e se transformando em um grande buraco. Como se trata de uma das mais importantes rodovias do Estado, já é tempo da Secretaria dos Transportes (Setrap) agir e consertar aquele instrumento de atenção para o cruzamento com os trilhos da Estrada de Ferro do Amapá.

SEM CONDIÇÕES
Apesar de todo o esforço do prefeito municipal de Mazagão, o Marmitão, o esquema montado para a chegada dos candidatos à uma vaga na prefeitura daquele município, através de concurso público, que foi realizado no domingo, houve grande reclamação dos usuários. Houve uma concentração de pessoas desde o final da madrugada o que continuou até quase meio dia.

MARCHA PRA JESUS
Pelo segundo ano consecutivo o evento Marcha pra Jesus foi realizado sob uma chuva torrencial o que prejudicou a permanência das pessoas na marcha e, em consequência, não foi possível para essas pessoas ficarem para o show que havia sido preparado na Praça do Forte. Muita gente saiu reclamando e achado que se Deus não quer essa marcha com os gastos que está atraindo.

ANIVERSÁRIO
Ontem foi o aniversário do prefeito Roberto Góes. Ele recebeu os cumprimentos em seu Gabinete, na prefeitura, que esteve cheio por toda a parte da manhã. Roberto Góes nasceu no dia 22 de junho de 1966, na Colônia Agrícola do Matapi, à época distrito do município de Macapá, a área hoje é distrito de Porto Grande. Completou, portanto, 43 anos.

PEDRO PAULO
O vice-governador e secretário de estado da Saúde, Pedro Paulo, continua firme na construção de sua candidatura ao Governo do Estado. Ele acredita que, a cada dia, as suas chances aumentam devido à proximidade das grandes decisões.