quarta-feira, 24 de junho de 2009

Bastidores da Notícia

DIA DE SÃO JOÃO
Hoje é dia de São João, dia de muitas festas, muitas fogueiras e muita tradição. Também é dia de “passar fogueira”, ou seja: casar na fogueira, batizar na fogueira, virar comadre de fogueira e tantas outras coisas que são tradicionalmente resolvidas na fogueira – até adoções. Então, porque não aproveitar a tradição de resolver um problema que se arrasta há muito tempo?

HOMENAGEM
O Corregedor Geral de Justiça do Estado do Amapá, Des. Honildo Amaral de Mello Castro recebeu uma homenagem da Egrégia Corte de Justiça do Estado do Amapá, pela sua convocação ao Superior Tribunal de Justiça STJ. A cerimônia ocorreu segunda-feira, 22 de junho de 2009, no plenário do TJAP.

POSTO DA JUSTIÇA EM LOURENÇO
Autoridades do Judiciário Amapaense estiveram dia 19 de junho, no Município de Calçoene cumprindo uma agenda de inaugurações. Pela manhã foi realizada a inauguração do Posto Avançado da Justiça no Distrito de Lourenço, com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, acompanhado dos Desembargadores Gilberto Pinheiro, Raimundo Vales e Agostino Silvério Junior, do Juiz de Direito da Comarca de Calçoene, Eduardo Navarro e outras autoridades do Judiciário.

PARA PRA PAGAR
Por determinação do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério do Planejamento terá de pagar indenizações atrasadas a três anistiados políticos, entre os quais, o jornalista e ex-deputado federal Hermano Alves, cassado no final de 1968, após a edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5) pelo regime militar de então. Anistiado, o ex-parlamentar obteve uma indenização de R$ 2 milhões, com valores de 2005, além de pensão mensal de R$ 14 mil.

PEC DOS VEREADORES
A Proposta de Emenda à Constituição que altera o limite máximo para as despesas das câmaras municipais (PEC 47/08), cujo primeiro signatário é o senador Cesar Borges, (PR-BA), é conhecida como PEC paralela dos Vereadores. A proposta original (PEC 20/08) determina a criação de mais de 7 mil vagas de vereadores no país e foi aprovada pelo Plenário em dezembro de 2008, agora está pronta para ser promulgada.

NINHO DE FORMIGA
Toda vez que é construída qualquer peça importante em um dos processos que tramita no Tribunal Regional Eleitoral, abre-se a caixa de especulações, de conjecturas e de esperança para uns e preocupação para outros. Desta vez que ficou preocupado foi o vereador Péricles Santana e quem ficou esperançoso foi o ex-vereador Oliveira de Jesus. Essa disputa pela vaga ainda vai muito longe.

SOCIAL DEMOCRACIA
O senador João Bosco Papaléo Paes (PSDB) falou que tudo está encaminhado para que o deputado Jorge Amanajás, presidente da Assembléia Legislativa do Estado, seja o candidato do partido ao cargo de Governo do Amapá. A partir desse ponto é que as alianças começam a ser formadas. Segundo o senador Papaléo, ainda não há motivo para pressa.

POPULAR
Outro candidato ao Governo do Amapá é o atual vice-governador Pedro Paulo. Com a experiência de dois mandatos com vice-governador e tendo que assumir a titularidade, Pedro Paulo se acha pronto para assumir o cargo o que pode acontecer no dia 2 ou 3 de abril, quando o titular, Waldez Góes, se licenciar para as disputas do Senado.

TRABALHISTA
Está com ingresso comprado para entrar nessa festa o filiado do PTB, o ex-deputado estadual Lucas Barreto. Carregando um bom paneiro de votos foi o candidato que mais cresceu nas eleições de 2008. Lucas é tido como nome muito importante para as eleições de 2010 e, certamente, será namorado tanto pelo Pedro Paulo, como pelo Jorge Amanajás, para ser o vice na chapa de qualquer um deles.

OPOSIÇÃO
Da oposição, certamente, sairá um candidato para disputar as eleições para o Governo do Estado do Amapá. E muito provavelmente esse nome sairá um das hostes do PSB, que se mantém forte
e com boas chances na disputa. O nome ainda não foi sugerido e, por isso, ainda não Dara ser analisado como já é bem mais fácil com os demais.

RECAPEAMENTO
Enquanto isso o prefeito Roberto Góes está anunciando que vai recapear as Avenidas Padre Júlio e FAB e as ruas Hildemar Maia e Santos Dumont. São importantes corredores de trânsito da cidade de Macapá. Aquelas vias, também, vão receber sinalização horizontal e sinalização vertical, faixas de pedestres, sinais luminosos, etc.

STF ANULA DECRETO DE LULA
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski anulou, segunda-feira, a desapropriação de uma fazenda invadida pelo MST no Ceará. O ministro concedeu um mandado de segurança contra do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia declarado como interesse social para fins de reforma agrária a desapropriação do imóvel rural chamado Fazendas Reunidas Jacaray S/A, localizado no município de Quixeramobim.

VINTE MIL PESSOAS NA FAZENDINHA

O segundo Arraiá no Meio do Mundo realizado pelo Governo do Estado através da parceria com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), levou mais de 20 mil pessoas neste domingo, 21, ao Parque de Exposições da Fazendinha. O evento iniciou com cortejo de bonecos gigantes, perna de pau, fanfarra e contou com a presença do governador Waldez Góes.