terça-feira, 16 de junho de 2009

Hora-Hora

À deriva - Mais de R$ 70 bilhões em convênios envolvendo prefeituras, estados, ONGs e governo federal estão sem fiscalização.

É menos
Um dos programas federais com maior apelo social, o Luz para Todos será concluído em 2010 sem universalizar o acesso à luz elétrica no país, como prometeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De fora
O programa tirou da exclusão elétrica 1,8 milhão de famílias entre 2004 e 2008 e, para o biênio 2009/2010, prevê o atendimento de 1,1 milhão de novos domicílios. Fora dessa meta, porém, restaram ao menos 168 mil famílias sem luz.

Irregular
De janeiro a maio deste ano, ao menos 47 municípios e três Estados que não cumpriram os limites constitucionais mínimos de investimento em saúde e educação em 2008 receberam R$ 40,4 milhões da União em convênios irregulares.

Por cima
Com dificuldade em executar o Orçamento, o governo está ignorando a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) para tentar dar agilidade a obras e projetos em Estados e municípios.

Polarizando
O governador de São Paulo, José Serra, resiste às pressões do PSDB e do DEM para polarizar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Avalia que poderia inviabilizar seu projeto presidencial. Para Serra, a polarização agora só interessaria a Lula e à potencial candidata do PT ao Palácio do Planalto, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).