quinta-feira, 18 de junho de 2009

Bastidores da Notícia

PREPARANDO A ESTRUTURA
O governador Waldez Góes está firma na sua proposta de deixar o Governo do Estado preparado tanto com a estrutura de pessoal, quanto no preparo desse mesmo pessoal, em condições para que o próximo governador, além de pegar um estado relativamente enxuto, em condições de RH para tocar qualquer administração.

PESTE SUINA
Os técnicos do governo que tratam da questão animal do Estado estão às voltas com a peste suína, um mal que ataca o rebanho e dizima a criação. No Estado, até agora, um foco está identificado, fica na região entre o Curiau e a Lagoa. As barreiras sanitárias já estão montadas e os animais sendo monitorados para que a peste não se espalhe. Mesmo com um rebanho pequeno, os técnicos do Amapá têm uma grande preocupação.

UM ANO DEPOIS
A Lei Seca vai completar um ano. Depois de um início com queda nos índices de acidentes de trânsito, logo depois os índices voltaram a se comportar como se comportavam antes da Lei. Os estudiosos do assunto dizem que essa situação está diretamente relacionada com a falta da efetiva fiscalização.

EXPECTATIVA
Muita expectativa com relação à PEC dos Vereadores que está sendo votada no Congresso Nacional. Se for confirmada a aprovação da Lei, Macapá e Santana serão os dois municípios que receberão a maioria dos vereadores. Serão mais sete em Macapá e mais sete em Santana. Em Macapá, conforme entendimento do que está posto na Lei Orgânica Municipal, 3 vereadores, dos sete, tomarão posse ainda em junho.

CANAL DA MENDONÇA JÚNIOR
Ao que parece, a empresa que detém o contrato para a recuperação do Canal da Mendonça Júnior, resolveu dar uma parada nas obras. Há mais de uma semana que não se v ê qualquer movimento que indique que os serviços estão sendo executados. A situação começa a preocupar os moradores das vizinhanças que estão na expectativa de ter os acessos melhorados e liberados. Por enquanto, só espera.

POSSE
O vereador Rilton Amanajás, presidente da Câmara Municipal de Macapá, prepara a posse de mais três vereadores. Diego Duarte (PRTB), Agnaldo Balieiro (PSB) e Maria Góes (PDT) devem tomar posse antes de a Câmara Municipal entrar em recesso para as férias de julho. A decisão é em função do que está na Lei Orgânica do Município de Macapá que diz que são 19 e não 16 o número de representantes do povo no parlamento municipal.

EM NOME DA PAZ
O prefeito Roberto Góes resolveu intervir em uma questão que, aparentemente é interna das empresas que têm a concessão do Município de Macapá para realizar o transporte coletivo na Capital, e que já vinha mexendo com a paciência dos usuários do sistema. O prefeito deu a entender que a população, em nenhuma hipótese pode ser prejudicada por qualquer questão que não lhe diga respeito.

CONFERÊNCIA ESTADUAL
O governador Waldez Góes participou da Conferência Estadual de Segurança Pública que teve como tema “Segurança com cidadania, participe dessa mudança”. O evento terminou ontem e a definição dos nomes dos representantes do Estado na conferência nacional e com os temas que serão levados pelos representantes para serem debatidos em agosto, em Brasília.

CÍRIO DE NAZARÉ
O padre Paulo Ney, coordenador de peregrinação do Círio 2009, reuniu-se com representantes dos órgãos públicos para organizar as visitas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré às instituições. O encontro ocorreu no colégio Diocesano com a presença de 70 pessoas. O cronograma das peregrinações confirma os eventos para o período de 14 de setembro a 10 de
Outubro.

CASAMENTO COMUNITÁRIO
A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social do Governo do Amapá, em parceira com o Tribunal de Justiça promovem mais uma edição do Casamento Comunitário. A cerimônia aconteceu terça no Teatro das Bacabeiras. Foi a trigésima oitava edição do projeto e a segunda a ser realizada em 2009. Ao todo foram realizados os casamentos de 253 casais.

O MINISTRO E AS DROGAS
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu sua participação na Marcha da Maconha, realizada no Rio de Janeiro em maio, dizendo que não significou apologia às drogas. Em audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara, na qual foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a manifestação, Minc afirmou que participou do ato porque defende mudanças na legislação e na política antidrogas.

MINHA CASA, MINHA VIDA
Depois de uma sessão não deliberativa marcada pelo caso dos atos administrativos, que culminou com o discurso de defesa da “instituição” feito pelo presidente do Senado, José Sarney, o plenário aprovou a Medida Provisória 459/09, que cria o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

CASSADO UM DOS SENADORES DE RONDÔNIA
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram por unanimidade mais um recurso do senador Expedito Júnior (PR-RO) para permanecer no mandato. Ele, que foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), sofria processo por abuso de poder econômico e compra de votos. Com a decisão, Expedito Júnior perde o mandato assim que o Senado ler a decisão do TSE em plenário. Assume em seu lugar o empresário Acir Gurgacz (PDT-RO), segundo colocado nas eleições de 2006.