quarta-feira, 18 de março de 2009

São José

A vida de José nos aponta a nossa responsabilidade de esposos, de pais, de padres. Está na hora de nós homens realizarmos, em nossa vida, o projeto de Deus para nós. Homens que assumem a sua posição. A maturidade própria de José, homem de trinta anos.Deus criou o homem para ser chefe. Não para estar por cima nem para ser dominador, mas para ser chefe.

Aquele que assume, aquele que carrega. Essa é a vocação do homem. Seu primeiro chamado é ser homem de Deus: quem o criou foi Deus, quem o chamou foi Deus, quem lhe deu a missão foi Deus.

Nesta humanidade que caminha para Deus, o homem foi colocado como locomotiva. Ele foi feito para puxar toda essa humanidade rumo ao céu. O homem foi feito para arrastar. Ele é que deveria arrastar a sua esposa e não ser arrastado por ela.
Da mesma forma, ele é quem deve abrir caminho e arrastar os filhos. A mulher é a sua companheira e auxiliar que leva os filhos pelo coração, mas quem arrasta para Deus é o homem.

Deus quer homens másculos, fortes, robustos, para serem locomotivas e levarem para Deus, de onde veio e para onde vai essa humanidade. Arrastar todos aqueles que Deus lhes confiou. Deus confiou ao homem uma família, como a confiou a José.
Do mesmo modo, o Senhor entregou-lhe uma mulher, entregou-lhe filhos, como os entregou a José. Nós homens, infelizmente, não estamos levando a sério nossa missão. Levamos a vida como uma diversão: bar, amigos, cerveja, mulheres...

Continuamos pensando que o homem “dá um duro no trabalho” e por isso tem o direito de “se divertir”. Jogo e bebida para se divertir... Noitadas e mulheres para se divertir... Tudo para se divertir!

Monsenhor Jonas Abib