segunda-feira, 16 de março de 2009

Entre Aspas

Tabuleiro
Após a tacada de mestre dada pelo senador Gilvam Borges (PMDB), retornando para o Senado Federal, na vaga do ex-senador cassado João Capiberibe (PSB), eis que uma nova pedra muito importante do tabuleiro político começa a ser mexida por ele.

Próximo passo
Bem articulado com a imprensa amapaense, tem mostrado seu trabalho pelos mais longíquos recantos do Amapá. Será esse o próximo passo no tabuleiro, rumo a 2010?

A mil
As articulações políticas estão em pleno vapor. Os mais observadores até comentam que a audiência pública do Legislativo estadual, em Laranjal do Jari, mostra de que a Assembléia Legislativa tem condições de lançar um candidato em 2010.

Contra-ataque
O povo de Laranjal do Jari já deu “ok” para o vice-governador Pedro Paulo (PP), reelegendo a prefeita Euricélia que é do mesmo partido. Reforçando ainda mais a estratégia, Pedro Paulo realizou com sucesso final do ano passado a primeira Expovale. Nessa época, muitos dos seus adversários buscavam em Brasília (DF) apoio político. Agora, o interior do Estado virou o principal alvo. Pelo visto, mais do que nunca, a cadeira do Setentrião vai ser disputada a unha ano que vem. Alguém duvida?

Julgamento
Amanhã (16), o TRE/AP estará julgando o mandado de segurança impetrado pelo ex-deputado Fran Júnior (PMDB). Fontes já alertaram dizendo mesmo que o resultado seja negativo para Fran, ninguém ainda toma posse enquanto que o mandado de segurança do Tribunal de Justiça não seja julgado.

Parceria
Paulo Uchôa, presidente da Associação de Moradores do Bairro Novo Buritizal, já colhe os resultados das articulações com o governo do Estado, com a construção da Praça Esportiva do Conjunto Laurindo Banha e do Super Fácil Zona Sul. O 1º Batalhão da Polícia Militar também já está sendo articulado. Ano passado, a parceria serviu para reformar e ampliar a Escola Reinaldo Damasceno e iniciar o serviço de terraplanagem das ruas do bairro que já está sendo concluído.

Sucesso
O maior concorrente do Jornal do Dia chegou. O portal do próprio JD traz em tempo real tudo o que acontece de mais relevante no Amapá, Brasil e no mundo. A festa de lançamento aconteceu sexta-feira, em grande estilo na Boate Ibiza. No evento também foi feito o lançamento do Livro do Ano, inovação que surpreende qualquer leitor por conta da qualidade do produto. Enquanto alguns falam em crise, nós, do Jornal do Dia, falamos em oportunidades de progresso.

Orgias
Deputado estadual Luís Afonso Sefer (DEM-PA) e o motorista João Carlos Vasconcelos, o “Caíca”, irmão da governadora Júlia Carepa (PT), estão sendo acusados de participarem de orgias com menores pela CPI da Pedofilia. O primeiro, de ter molestado sexualmente uma menor que ele teria trazido do município de Mocajuba, para morar em sua residência e o segundo, de bulinar menores.

Cara a cara
Em audiência na AL, o político teve que ouvir cara-a-cara as admoestações do senador Magno Malta (PTB-ES), que de dedo em riste o acusou do possível crime. O motorista quase vai preso pela PF a pedido de Malta, por recusar-se a comparecera à audiência. O parlamentar paraense é médico e filho de um ilustre homem público.

Pedofilia
Em todo o Brasil estouram escândalos atrás de escândalos os casos de pedofilia, como o caso de Rondônia, em que altas autoridades foram presas e desmascaradas por abusar de crianças. Parece que no Amapá é o único Estado da federação onde não existe pedofilia ou os pedófilos estão tão bem escondidos que os órgãos repressivos não conseguem encontrá-los.

Dica
Mas denúncias informam que tem gente graúda metida no meio da situação. Tem gente “do ramo” levando adolescentes para práticas de sexo grupal? É bom investigar.

Denúncia
O bispo da Diocese do Marajó, dom Luiz Ascona, foi a primeiro a denunciar os casos de pedofilia no Pará. Na sua diocese, relata que muitos pedófilos aliciam menores para morar em Belém com a desculpa de estudar e fazer companhia para os filhos.

Processos
Segundo o Ministério Público do Pará já são mais de 800 processos correndo na Vara da Infância e Juventude. Segundo denúncias, muitos menores do Marajó estariam nas mãos de pedófilos amapaenses. Aí outra dica.

Chantagem
Secretário de Governo com amplas possibilidades de disputar cargo eletivo nas eleições do ano que vem, estaria sofrendo forte pressão e chantagem para ceder aos caprichos de um grupo empresarial. Quando pagava as faturas era elogiado regiamente. Pressionado a aumentar os valores em troca de elogios, acabou recusando a proposta.

Críticas
A partir deste momento, passou a ser alvo de muitas críticas e denúncias, muitas delas graves e outras totalmente infundadas. Se ceder a pressão estará acabado politicamente.


No rastro
Ex-secretário do Meio Ambiente no governo de João Henrique Pimentel (PT), o também petista de carteirinha conhecido como Nil Pisca, teve o atual secretário da Pasta, engenheiro florestal Eraldo Trindade no seu rastro desde que tomou posse.

Achei!
Estava atrás de uma roçadeira, automóvel e outros bens pertencentes à secretaria. Depois de várias diligências, Trindade encontrou a máquina no quintal da casa de um irmão de Nil Pisca embaixo de uma lona. Devidamente recambiada, já foi revisada e está trabalhando a serviço do povo.

Desculpas
Amplamente divulgado pela mídia, o caso da roçadeira teve a seguinte desculpa de Nil Pisca: que a máquina havia sido deslocada para a capina de uma local no bairro do Perpétuo Socorro e acabou quebrando e foi deixada no quintal da casa de um irmão seu para posterior conserto.

Cadê?
Um automóvel acabou pegando fogo quando estava em uma oficina para os devidos reparos. É. Mas Eraldo Trindade não encontrou nenhum documento a respeito dos problemas. E a TV e outros apetrechos? Onde andam?

Taxas
Governo Federal quer mandar construir em torno de um milhão de moradias para a população carente, já por conta das eleições do ano que vem. Deve mexer na burocracia da Caixa para agilizar a licitação e iniciar a construção das moradias populares.

Senha
A idéia do governo federal é subsidiar a compra de matérias de construção para baratear os custos. E por fim, deve mexer nas chamadas taxas cartorárias, abaixando-as através de Medida Provisória para não inviabilizar o beneficio. Será a senha para todos os governantes seguirem o exemplo. Falar em taxas, as do nosso cartório, continua inviabilizando o progresso da nossa terra. Quem tem uma boa história para contar sobre o tema é uma alta autoridade. Depois eu esclareço!

Eleições
Começam as movimentações por conta das próximas eleições para a OAB-AP. O atual presidente Washington Caldas, é novamente candidato a reeleição para um terceiro mandado. Não é para menos, uma vez que vem dando sinais de excelente trabalho diante da instituição.

No páreo
Outros causídicos como Ulysses Träsel, o filho de um procurador do MP, Alessandro Brito e Marcelo Porpino, estarão no páreo. Esperamos que os vícios e os maus exemplos da classe política e de outras eleições de entidades do Amapá não venham a enlamear o processo democrático de escolha.

Transferência
A coluna “Entre Aspas” antecipou em, pelo menos 60 dias, que o atual superintendente da Caixa no Amapá, Raimundo Frota, seria transferido. Dizem que é tudo por causa do “imbróglio” da licitação do estádio Zerão.

Não sei!
As más linguas me falaram que ele teria sido “intransigente” em seu relatório e acabou inviabilizando as obras do estádio, de responsabilidade da empreiteira paraense Estacon. Se o fato acelerou ou não a transferência, não é bom brincar com o poder de “lobby” da empresa em Brasília e sempre muito ligada e financiadora em campanhas da classe política. Pelo que sim pelo que não... não sei!

Emissão
Essa é boa! Sabem aquelas famosas despesas incluídas na Taxa de Emissão de Boleto (TEB), cobrados a base de R$ 3 por folha? O Procon está mandando as financeiras devolverem em dobro os valores aos que pagaram inadvertidamente. Basta ligar para a financeira, informar o número do contrato e a conta bancária onde devam ser depositados os valores. Tem gente recebendo até R$ 200. Dá para comprar, no mínimo, o pão de cada dia por dois meses.