segunda-feira, 16 de março de 2009

10 Dicas Para Sua Declaraçaão de Imposto de Renda

Os 10 mandamentos do Leão
1-Estar de posse de todos os comprovantes Estes documentos possuem informações importantes e necessárias para o preenchimento da declaração.
2- Saber como funciona o programa gerador da Declaração É importante saber o que deve ser incluído em cada campo, para evitar equívocos que podem levar à malha fina.
3- Cuidado na hora de digitar os dados Erros de digitação envolvendo valores e documentos são os mais comuns e podem fazer a declaração ficar retida.
4- Confirmar se as férias vendidas em 2008 constam no campo de rendimentos isentos No comprovante de rendimentos, o empregador deve ter informado o valor do abono pecuniário de férias (10 dias de férias vendidas durante o ano 2008) no campo de rendimentos isentos. Se seu comprovante de rendimentos não está assim, é preciso contatar o empregador e pedir retificação não só do comprovante, como também da Dirf enviada em fevereiro.
5- Informar na declaração apenas deduções de despesas amparadas por documentos que comprovem o gasto Vale atentar também às deduções permitidas e aos limites de cada uma delas.
6- Informar todos os rendimentos recebidos É importante, inclusive, lembrar da obrigatoriedade de informar também os dos dependentes relacionados na declaração.
7- Pedir ajuda especializada Saber o que pode e deve ser informado em cada campo exige um pouco mais de conhecimento.
8- Testar diversas formas de declarar Um pequeno planejamento tributário, comparando os modelos completo e simplificado da declaração, facilita a escolha da forma mais benéfica de declarar.
9- Analisar a variação do patrimônio É importante verificar se a variação ocorrida no ano é compatível com os rendimentos recebidos, informados na declaração.
10- Não deixar para a última hora O quanto antes a declaração for preenchida, menores as chances de erro e de atraso no envio, que pode levar ao pagamento de multa (valor mínimo de R$ 165,74).
Juniana Ono