quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Respingando

Visão democrática
Prefeitos que participaram do encontro com o governador Waldez Góes (PDT), na última segunda-feira (24), foram unânimes em destacar que nunca receberam a devida atenção que as prefeituras merecem como estão recebendo da atual gestão governamental. Isso é fruto da visão democrática que o Executivo possui em relação ao progresso do Estado.

Apoio
Entre os assuntos discutidos na pauta entre governo e prefeituras, esteve o reforço da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) para a confecção dos projetos e o cumprimento de etapas burocráticas para a transferências das verbas. Os prefeitos tem dificuldades principalmente na feitura dos projetos, para retirar os recursos do Governo Federal.

Títulos
Na extensa pauta de trabalhos, ficou acertado entre os prefeitos e o governador Waldez Góes que no próximo dia 10, em Macapá, será assinado convênios com todas as prefeituras para a limpeza urbana dos municípios e serão entregues os títulos de regularização das Glebas Patrimoniais de 14 municípios.

Um por um
Já nos dias 8 e 9 de setembro a agenda de Waldez está reservada para os encontros individuais com os prefeitos, momento em que serão discutidas as agendas locais de cada município.

Em sintonia
O prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), está de boa com a opinião pública. Seu trabalho vem repercutindo na imprensa local. É o resultado da sintonia entre ele e a vice-prefeita Helena Guerra (DEM). São frentes de trabalho, onde um ou outro está comandando. Seja nos bairros ou nos distritos, o trabalho não pára.

Trabalho
A Vice-Prefeitura está com um cronograma de ações para serem desenvolvidas no município. E não é pouco trabalho não. Além dos grandes mutirões de limpeza já deflagrados no interior da capital, o Bailique é o primeiro a receber os serviços, ações de cunho social, ambiental e cultural são planejadas para atender as comunidades mais distantes

Sem desgaste
Na tentativa de se poupar do desgaste provocado pelas acusações da ex-chefe da Receita Federal Lina Vieira e evitar novas declarações que possam agravar a exposição negativa das últimas semanas, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) reduziu o ritmo de trabalho e cancelou aparições em eventos. De quebra, conta com a memória curta do eleitorado brasileiro.

Trégua
A Medida Provisória 462/2009, que repassa R$ 1 bilhão aos municípios, deve ser a saída para a trégua pleiteada pelo grupo de senadores ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB). A proposta chegou à Casa na semana passada e tem sido usada como argumento pelos sarneyzistas para retomar as votações em plenário e, dessa forma, diminuir as pressões pela saída do peemedebista da Presidência.

Muito chão
Num país em que ainda se gastam 13% do Produto Interno Bruto com aposentadorias e pensões e apenas 3% em educação fundamental, o desafio do desenvolvimento é grande. O Brasil precisa alcançar a nota média 6 em 2021, pelo ranking da OCDE. Hoje é 3,8.

Queda
Ninguem explica o que acontece com as quedas de energia na cidade. Pelo menos no bairro Pacoval, quase toda tarde o transtorno é certo. Será o final dos tempos?