quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Entre Aspas

Por Janderson Cantanhede



Descontente
Quem ainda não teve oportunidade precisa visitar o blog do nosso colega cá de casa, Aníbal Sérgio (pailabina.blogspot.com). Falando nisso, li nas últimas postagens de que o deputado federal Antonio Feijão está descontente com o deputado estadual Jorge Amanajás.

E os outros?
Segundo Feijão, Amanajás estaria usando o partido (PSDB) somente para o lançamento de sua candidatura ao governo do Estado, esquecendo os outros companheiros que pretendem também disputar as eleições de 2010, aos cargos de deputado federal ou deputado estadual.

O terceiro
Fora Feijão e Amanajás, não podemos esquecer, ainda, do senador Papaléo Paes. Diante deste imbrólio o que deverá acontecer?

Aos seus lugares
Exatos sete dias depois de o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), ter sido absolvido no Conselho de Ética, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu à tribuna na terça-feira (25) para pedir a renúncia do peemedebista. Em um gesto calculado, empunhou um "cartão vermelho", deixando claro seu veto à presença do peemedebista no comando da Casa. Foi o suficiente para reinstalar o clima de guerra.

Irritado
Só havia um representante da chamada tropa de choque do PMDB no plenário vazio - o senador Almeida Lima (SE), que logo saiu em defesa de Sarney. Mas o embate atingiu temperatura elevada, a ponto de Suplicy perder o controle e se irritar na tribuna, com a intervenção do primeiro-secretário da Mesa Diretora, senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Nunca é tarde
Ao lembrar que chegou à Presidência da República mesmo sem ter um curso superior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que poderá retomar os estudos depois que deixar o Palácio do Planalto. E brincou que poderá tentar uma vaga no ProUni, que financia estudos de alunos de baixa renda na rede privada de ensino. Quem sabe ele consiga...

Talvez melhore
A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a utilização da rede de energia elétrica para transmissão de internet banda larga e de televisão por assinatura. Com o sistema, as tomadas residenciais passarão a ser pontos da web e de TV a cabo, quando conectadas a um modem. Quem sabe assim ocorra, realmente, a inclusão digital que tanto falam.

Condenados
Foram mantidas as penas de 228 e 158 anos para os responsáveis pelo massacre de Carajás.
O confronto de abril de 1996 deixou 19 mortos, centenas de feridos e 69 mutilados. O STJ confirmou a condenação imposta a um coronel (228 anos), e a um major (158 anos e quatro meses). Mas eles estão soltos. Levando em conta os anos de condenação, é cadeia para essa vida e ainda sobra para a outra.

Se pega...
Agora torpedo no celular passa a ser aceito como prova de adultério na França. A decisão foi anunciada durante um processo em que a esposa quis provar o adultério de seu marido apresentando mensagens que estavam guardadas no celular profissional dele. Ah se essa moda pega pelas bandas de cá...