quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bastidores da Notícia

Por Rodolfo Juarez



RESTAURANTE SEM COZINHA
A surpresa que o prefeito Roberto Góes teve quando soube que não estava constando do contrato que o Município firmou com a empresa construtora, para a realização da obra do Restaurante Popular, no bairro do Laguinho, foi muito grande. Para o prefeito não há como pensar em um restaurante, seja qual for, sem ter pensado na cozinha. Pois é, o que foi contratado pelo município de Macapá, não tem cozinha.

MERCADO DE PEIXE
Está quase pronta a “guaribada” (expressão do próprio secretário municipal Otacílio Barbosa) que está sendo dada no mercado de peixe, no centro da cidade. Segundo o secretário Otacílio, lá será o local para onde serão remanejados os feirantes que ele chama da “feira do caranguejo”. No local da atual “feira do caranguejo” será construído o shopping popular.

ANIMADO
O desembargador Dôglas Evangelista Ramos, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, está muito animado com as ampliações jurisdicionais que foram entregues à sociedade, em Laranjal do Jarí. A expectativa do Presidente é de que, com essas medidas seja alcançada a celeridade que está sendo pedida pelo Conselho Nacional da Justiça.

QUIOSQUES DA BEIRA RIO
Há uma grande expectativa por parte da comunidade com relação a marcação da nova data para inauguração dos quiosques da Beira Rio que ficam às proximidades do Trapiche Eliezer Levi, em Macapá. A data já foi adiada por várias vezes e, a última, que havia sido confirmada em junho, que forma marcada para o dia 17 de agosto, “furou”. O local é um dos mais importantes para o turismo macapaense.

SEMANA DO
EXCEPCIONAL
Termina amanhã, dia 28, a Semana Nacional do Excepcional que começou no dia 21 deste mês. Uma jornada que, há 40 anos busca combater o preconceito e fazer cumprir as leis. Atualmente a Constituição Federal, preconização que a sociedade tem obrigação de “construir uma sociedade livre, justa e solidária”; “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO
O governador Waldez Góes deu posse, no inicio da semana, ao novo secretario extraordinário de políticas para os afrodescendentes, Manoel Azevedo de Souza, em substituição a Josivaldo da Silva Libório. Maneca, tem 52 anos, é graduado em Letras e especialista em Educação e mestrando em Desenvolvimento Regional.

MORRE O ÚLTIMO DOS TRÊS IRMÃOS
Morreu terça-feira, aos 77 anos, o senador americano Edward M. Kennedy, vítima de um câncer de cérebro. O mais novo dos três irmãos que ocuparam papel central na política americana na segunda metade do século XX. Edward Kennedy tornou-se uma das vozes mais proeminentes em defesa de políticas liberais nos Estados Unidos desde que foi eleito em 1962.

O REAJUSTE DOS APOSENTADOS
As empresas passarão a ser obrigadas a garantir o emprego do trabalhador que estiver a um ano da aposentadoria. A nova regra, que ainda precisará ser aprovada pelo Congresso, faz parte de um acordo fechado ontem entre governo e centrais sindicais. O mecanismo deverá garantir, em 2010, reajuste total (já incluída a inflação deste ano) de aproximadamente 6% para 8,2 milhões de aposentados.

AEROPORTO
Continua sem solução a questão da obra da Estação de Passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá. A empresa Infraero, até agora, ainda não encontrou uma solução, nem para a estação nova e muito menos, para a estação velha, pela qual o passageiro paga um absurdo para ficar sem conforto algum. É uma das piores estação de passageiros do transporte aéreo do Brasil.

PEDIDO
Já há pedido para que seja suspensa o pagamento da taxa de embarque considerando que não há a contrapartida de serviço que corresponderia a taxa para a empresa que administra o aeroporto de Macapá. Segundo os especialistas o desconforto, inclusive, pode gerar obrigações pelo não atendimento do direito que tem o passageiro.

CHINA NA PONTA
A China superou a Alemanha como maior exportador mundial em volume comercial no primeiro semestre do ano, informou a imprensa oficial, que reproduziu informações do último relatório da OMC (Organização Mundial do Comércio). Entre janeiro e junho, a China vendeu bens ao exterior no valor de US$ 521,7 bilhões, enquanto a Alemanha, então líder mundial em exportação, negociou US$ 521,6 bilhões.

REPRESÁLIA
Num agravamento da crise na Receita Federal, cerca de 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em 5 das 10 superintendências regionais, avisaram seus superiores que deixarão suas funções. Somente no Estado de São Paulo, que concentra 42% da arrecadação nacional, foram cerca de 30 demissionários. A posição dos funcionários é uma represália às falas de Dilma Russef.

SISTEMA PLC
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira, dia 25, as regras para o uso da tecnologia conhecida como “Power Line Communications” (PLC) no país - sistema que utiliza a rede de energia elétrica como meio de transporte de sinais de internet, vídeo e voz.