quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Campanha de prevenção do câncer de próstata no interior

Com o objetivo de conscientizar a população interiorana do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem lançando mão de uma campanha de prevenção ao câncer de próstata nos municípios amapaenses.

Desta vez os beneficiados são os moradores – homens com idade a partir de 40 anos – dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, além de outros distritos daquela região. Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) estarão entre os dias 26 e 28 deste mês naquelas localidades para fazer coletas de sangue para exames de PSA – teste que aponta suspeita do câncer na próstata – e dar orientações às comunidades do interior.

De acordo com a diretora do Lacen, Juvanete Amoras, a ação faz parte do cronograma de atividades do Projeto de Prevenção do Câncer da Próstata, que tem como idealizador o médico urologista Pedro Paulo Dias de Carvalho, atual secretário estadual de saúde e vice-governador. “A nossa intenção principal é conscientizar a população masculina quanto a importância de se fazer a prevenção”, comentou a diretora. Pedro Paulo reforça a importância do teste lembrando que o câncer de próstata é o tipo que figura como o segundo maior causador de óbitos no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão – segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “A prevenção ainda é o melhor remédio. A ação realizada nos municípios é uma espécie de monitoramento da doença. Todo ano, os homens com idade a partir de 40 anos devem fazer o exame de próstata, que dá oportunidade de detectar e corrigir, mesmo que precocemente”, alertou o secretário.

O Projeto
Desde o ano de 2005, através do Lacen, a Sesa tem incentivado maciçamente a Prevenção ao Câncer de Próstata, por meio teste de PSA. Desde então, já foram atendidos mais de 32.000 homens. O objetivo das campanhas é fazer com que os homens percam o medo de realizar os exames urológicos e sangüíneos necessários para detectar a doença em fase inicial, para que se tenham totais chances de cura. “Se for um caso de ser um tumor maligno, quando você descobre na fase inicial, a cura é cem por cento, você opera e o paciente fica curado”, informa o urologista Pedro Paulo.

Dados atuais do Projeto apontam que a cada cinco homens que possuem a doença, três morrem. Estas pessoas são, em sua maioria, de classes menos favorecidas, nunca realizaram nem um tipo de exame ou tiveram acesso a um urologista. De acordo com Pedro Paulo, a grande preocupação é combater este número e direcionar o projeto – principalmente – para pessoas de baixa renda e aquelas com dificuldade de ir freqüentemente a um médico. Os principais sintomas do câncer de próstata são: o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades em urinar e dor à micção.

Tratamento
O tratamento do câncer da próstata depende do estágio clínico. Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizada. Para doença metastática, o tratamento de eleição é hormonioterapia.