sábado, 24 de janeiro de 2009

Armas não-letais

O Ministério da Justiça anunciou que em fevereiro, policiais de onze estados serão treinados para usar armas não-letais, conhecidas com ‘Taser’, que já foram compradas pelo governo para tentar reduzir as mortes em confrontos diretos entre policiais e suspeitos - conhecidas por emitirem ondas de alta voltagem. A apresentação acontecerá durante o Fórum Social Mundial, na próxima terça-feira (27), em Belém-PA.
Foram compradas quatro mil pistolas de onda ‘T’, que não são armas de choque, mas sim de alta voltagem e baixa amperagem que funcionam com uma frequência semelhante a das ondas cerebrais, e que em contato com o corpo são capazes de impedir que as ondas do cérebro sejam passadas aos músculos.
De acordo com o capitão Alexandre Aragon, secretário nacional de Segurança Pública substituto, a sensação que se sente é semelhante a uma interferência em um sistema de rádio, onde o cidadão vai continuar falando, respirando, mas não terá como comandar os membros. Do total de armas, mil serão distribuídas para a Força Nacional de Segurança (FNS), enquanto as outras três mil serão distribuídas para os estados.
Na Força Nacional já foram treinados duzentos militares – os primeiros a manusear as novas armas.