sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

São José, Justo e Pacificador

A festa de São José, padroeiro de Macapá, já está definida. Segundo a Pastoral da Comunicação, a programação traz novidades para este ano: a mudança do horário da procissão do dia 19 de março, que este ano deverá ser realizada de manhã após a Santa Missa. O coordenador da festa e pároco da Catedral, Padre Paulo Lepre, os preparativos para festejar São José começam sempre após a avaliação do Círio de Nazaré devido ao número de pessoas que organizam a primeira participarem da segunda festa.
O material de divulgação como o folder, cartaz, material liturgico e outras peças já estão em fase final de impressão. Este ano, o tema da festa é São José, Justo e Pacificador - inspirado na Campanha da Fraternidade de 2009 que este ano trata da questão da segurança pública, com o lema "A paz é fruto da justiça" (Is 32,17).
Dia 15 de fevereiro, começa a programação com a Missa do Envio da peregrinação da imagem de São José que deverá passar em todos os bairros de Macapá. O novenário será de 9 a 18 de março, e a festa solene como em todos os anos, acontecerá no dia 19 com a Santa Missa às 07h30, seguida da procissão, que após vários anos volta a ser realizada pela manhã.
A Pastoral informa que a mudança de horário aconteceu para proporcionar um tempo maior, durante o dia, e assim, facilitar a participação de todos, principalmente porque nessa época geralmente chove.
A Corrida de São José também foi confirmada para o dia 15 de março e contará com a participação de atletas profissionais nas diversas categorias. As inscrições devem começar após a corrida de aniversário da cidade de Macapá, que faz parte da programação do Jornal do Dia.