sábado, 24 de janeiro de 2009

Bastidores da Notícia

VOLTANDO
Depois do descanso, está voltando à ativa o juiz eleitoral Marconi Pimenta, titular da 10ª Zona Eleitoral – Município de Macapá, para continuar o trabalho que iniciou durante o período da campanha eleitoral de 2008 e continuou depois de conhecidos o resultado das eleições, presidindo, pelo menos, sete processos que têm como partes candidatos que disputaram as eleições de outubro.

O TEMPERO
Para não fugir ao padrão e fazer valer, literalmente o nome, temperos, com bastante pimenta, temperos nos processos que terão sentença prolatada ainda nesta semana. Para os observadores políticos as surpresas serão poucas mas suficientemente apimentadas que não terão recurso que derrube.

OIAPOQUE
O promotor Paulo Veiga, acompanhado do professor Aluisio, pós-doutor em Filosofia e professor na Universidade Federal de Vitória, no Espírito Santo, esteve na aldeia indígena do Manga, no município de Oiapoque, para fazer estudos que serão integrados à sua tese de mestrado que defenderá no final do ano.

MUITO CONHECIDO
Paulo Veiga é muito conhecido entre os índios de Oipoque, onde esteve como promotor no inicio de sua carreira no Ministério Público do Estado do Amapá. Lá, em Oiapoque, o administrador substituo, que está no exercício do titular, Marivaldo, e é índio acompanhou o encontro que aconteceu no local e do qual participaram além dos visitantes, o próprio Marivaldo, o cacique Luciano dos Santos e três conselheiros do cacique.

DENGUE
O ministério da saúde há quatro anos está adotando um programa identificado por LIRA (Levantamento de Índice Rápido) para medir o potencial do ambiente urbano em permitir a dengue. Apura o que chama de Índice de Infestação Predial (IIP), medindo a quantidade de larva em um determinado local. Os parâmetro de seleção de risco são os seguintes: 1) até 1% (tem controle da situação); 2) de 1% a 3,9% (situação de médio risco); 3) acima de 3,9% (situação de alto risco para as pessoas).

A COMBINAÇÃO DE MACAPÁ
A cidade de Macapá apresenta os seguintes números: a) Índice de Infestação Predial = 3,4; b) Média de todos os estrato = 3,4; c) Variância = 6,8; d) Desvio Padrão = 2,6; e) Coeficiente de Variação = 0,8. Conclusão: Macapá está na faixa de Alto Risco, isto é, precisa, de ações imediatas de combate aos fatores de propagação da dengue.

O MAIOR
O bairro que apresentou o maior número correspondente ao Índice de Infestação Predial (IIP) foi Cabralzinho, com um índice de 14,63. Esse índice muito alto tem grande influência da Lagoa dos índicos, que chegou aos 11,11 de IIP. O índice do bairro Central é, também, muito alto, e chega aos 9,31, com a influência do Canal da Mendonça Júnior. Congos, com um índice de 8.18 é o que mais preocupa a equipe pelas condições em que se encontra o bairro.

REGISTROS
Até agora foram registrados 90 casos de dengue em Macapá, deste, 40 vieram do Brasil Novo, na Zona Norte, que passa a ser o caso mais urgente. Já na terça Feira (27), uma o Grupo de Enfrentamento da Dengue, coordenado pelo Coronel Geovani, entra no bairro
Com o propósito de agir para diminuir a intensidade da doença.