quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Entre Aspas

Depois da folia
Os mais críticos dizem que o trabalho no país vai começar a partir de agora, quando passa o carnaval e os resquícios do ano novo e férias. Nos órgãos públicos, o movimento ainda é tímido. Nas empresas, só o medo de ser colocado para fora em meio a crise faz o trabalhador deixar a folia para sentar no batente. E olha que o final de semana já está na porta.

Mar de gente
Quem acompanhou a passagem da Banda na última terça-feira (24), acabou surpreendido com o mundo de gente que resolveu brincar no maior bloco de rua da região Norte. Foram preciso umas quatro horas para que os foliões pudessem percorrer todo o percurso.

De todo jeito
Quem pensa que na Banda só vai gente do baixo clero, está muito enganado. Lá se via de tudo, desde os trabalhadores mais simples, até engenheiros, médicos, delegados, secretários de Governo, homens com poder de decisão no Estado. A folia momesca contagiou a todos.

Segurança
O forte esquema de segurança montado para o desfile da Banda deixou o folião mais a vontade para brincar sem se preocupar na terça-feira de carnaval. Policiais militares, civis, Corpo de Bombeiro e o GTA acompanharam todo o percurso do evento. Quem pensou em confusão acabou atrás das grades. Não é para menos. É como dizem os mais velhos: “entre os homens vivem os animais”.

Não gostou

Quem não gostou muito do feriadão foram os lojistas que tiveram que praticamente fechar as portas por conta da folia. O movimento, não foi muito agradável, salvo as vendas de adereços para o carnaval. As promoções continuam em alta e os preços lá em baixo.

Opiniões

O poder dados aos juízes de decretar o sigilo completo de processo ou investigação vem dividindo opiniões. No STF (Supremo Tribunal Federal), o chamado segredo de Justiça foi evocado em 30 dos 105 inquéritos criminais abertos em 2008 (29% do total). Em outras palavras, 1 em 4 investigações contra autoridades foi blindada, os processos deixam de ser públicos e só podem ser consultados pelos investigados.

Estandarte

Com um desfile que empolgou a Sapucaí por sua criatividade, um samba de primeira e uma bateria nota dez, o Salgueiro conquistou o Estandarte de Ouro de melhor escola e o de melhor enredo (a história do tambor) do Grupo Especial em 2009. A Mocidade Alegre venceu em São Paulo. No Amapá, Piratão e Jardim Felicidade foram as campeãs.

Por lá
Depois dos desfiles, sempre a mesma situação. Os carros alegóricos ficam estacionados pela área do Sambódromo até que alguma providência seja tomada. Muitas vezes, a coisa beira a ameaça jurídica. Vamos ver esse ano se a consciência melhora.

Corrida
Quando dizem que a corrida eleitoral já começou, muita gente pensa que é exagero. Que o diga a internet, que vem sendo utilizada por muitos pré-candidatos. Porém, eles correm o risco de ferir a legislação quando permitem a propaganda eleitoral antecipada em blogs mantidos por terceiros.

Alerta
O chefe do TSE, ministro Carlos Ayres, já disse que a publicidade relacionada à disputa de 2010 está proibida. Não importa se os blogs de divulgação das candidaturas não sejam oficiais, feitos por eleitores ou simpatizantes.