domingo, 26 de outubro de 2008

Enquete sobre o debate da TV Amapá

De acordo com a lei, as enquetes não têm valor científico, portanto, não é preciso fazer qualquer registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Veja o que diz a resolução: "A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens deverá ser acompanhada de esclarecimento de que não se trata de pesquisa eleitoral, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, ou qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado".
A partir daí, a Brasmarket Análise e Investigação de Mercado Ltda, há 25 anos fazendo essa sondagem em todo o Brasil, utilizou seu sistema de telemarket logo após o debate realizado pela TV Amapá, até a meia noite de sexta-feira (24) e até ontem, das 7 às 12 horas, ouviu um total de 427 pessoas, fazendo a seguinte pergunta: "O que o senhor (a) acha quem venceu o debate da TV Amapá?".
O resultado foi o seguinte: 59% disse que foi Roberto Góes (PDT), 41% achou que foi Camilo Capiberibe.
Um levantamento feito pela UOL Eleições mostram resultados interessantes sobre enquetes no período eleitoral em todo o país.
Quando se pergunta "as pesquisas influenciam no seu voto" aos indecisos, eles chegam a 76,12%. Já perguntando se o debate influencia no voto, os indecisos respondem 69,86% que sim (essa matéria foi publicada na edição de hoje do Jornal do Dia).