domingo, 26 de outubro de 2008

Eleição será decidida voto a voto

Instituto Ibope, contratado pela Rede Amazônica de Televisão (TV Amapá), divulgou ontem, a última pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Macapá. Foram entrevistados 504 pessoas no período de 23 a 24 de outubro, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa teve o protocolo de número 614/2008 e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 614/2008.
A primeira pergunta foi a seguinte: "Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Macapá?". Roberto Góes (PDT) obteve 43% e Camilo Capiberibe (PSB) 43%. Brancos e nulos 4% e os indecisos 9% e quem não respondeu 1%.
Já na pesquisa estimulada, quando foi apresentada ao eleitor o nome do candidato, novo empate técnico foi observado. Roberto Góes obteve 45% e Camilo Capiberibe 45%. Brancos e nulos deu 5% e os indecisos 5%.
Roberto Góes (PDT) tem a preferência do eleitorado feminino, onde obteve 49% dos votos. Já Camilo Capiberibe teve 42%.
Com relação ao eleitorado masculino, 48% preferiram Camilo Capiberibe e 40% Roberto Góes.
Roberto sobe e Camilo cai – Na pesquisa anteriormente publicada pelo Ibope, também contratada pela Rede Amazônica, aparecia o candidato do PSB, Camilo Capiberibe com 54% e Roberto Góes com 37%, portanto, o candidato Camilo teve uma queda acentuada de 9 pontos percentuais, resultado muito acima da margem de erro. Considerando que o número de eleitores aptos a votar no primeiro turno era de 219 mil, retirando as abstenções, brancos e nulos, vamos ter 189 mil votos válidos no primeiro turno, ocorrido no dia 5 de outubro. Portanto, os 9% de queda do candidato Camilo desde de a última pesquisa realizada no dia 16 até a atual, o candidato do PSB perdeu cerca de 17 mil votos. Já o candidato Roberto Góes, que na última pesquisa aparecia com apenas 37%, cresceu para 45% (ou 8 pontos percentuais). O crescimento foi de, aproximadamente, 15 mil votos. Se levarmos em consideração que o número de indecisos que já era muito pequeno em 16/10 (em torno de 4%), não foram esses eleitores que migraram do candidato do PSB para o PDT. O que podemos afirmar que os votos de fato migraram do candidato Camilo para Roberto.
Se compararmos o que aconteceu em São Paulo, onde o candidato Kassab vinha atrás de Marta Suplicy, e que nos últimos dias pegou a chamada onda eleitoral, onde o candidato que vem crescendo tende a receber a maioria dos votos dos eleitores indecisos, observamos que os mesmos eleitores acompanham a tendência, pois, não querem perder seus votos. É o chamado voto útil. Se continuar nesse mesmo sentido, Roberto poderá ser o prefeito após o resultado de hoje.
Não podemos esquecer de levarmos em conta a margem de erro de 4% para mais ou para menos (essa matéria saiu na edição de hoje do Jornal do Dia).