terça-feira, 1 de setembro de 2009

Caesa investe na melhoria no sistema de água de Macapá

Caesa adquire cinco novas bombas para melhorar captação e distribuição de água em bairros da capital

O Governo do Amapá, por intermédio da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), adquiriu cinco conjuntos de moto-bombas de grande porte. Os equipamentos depois de instalados vão ajudar na melhoria dos serviços de captação, sucção e distribuição de água tratada fornecida pela empresa. Três das cinco bombas adquiridas pela Caesa serão interligadas nos Sistemas de Abastecimento de Água dos bairros Congós, Cuba de Asfalto e Perpétuo Socorro.

O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá, José Roberto Galvão antecipou que as bombas serão instaladas nos três bairros para recuperação e ampliação dos sistemas de água existentes nesses locais. A medida diz ele, vai dar maior vazão no processo de sucção e distribuição de água. “Iremos assegurar um fornecimento de água mais eficiente e de melhor qualidade”, afirma.

José Roberto prevê que as bombas comecem a ser instaladas a partir de setembro. O presidente destacou que serviços preliminares de limpeza dos poços e a reforma dos Sistemas de Abastecimento de Água dos bairros Congós, Cuba de Asfalto e Perpétuo Socorro iniciam ainda esta semana.

O Chefe do Almoxarifado da Caesa, Romariz Bittencourt, garantiu que o funcionamento das bombas melhora a pressão da água, pois aumenta a capacidade de sucção e distribuição de água.

Das cinco bombas adquiridas pela Caesa, duas serão instaladas no Sistema de Captação de Água, na orla do bairro Santa Inês. As duas bombas ainda não serão instaladas de imediato, vão ficar na condição de equipamentos reservas. Atualmente a Caesa capta e produz em média 1,5 mil litros de água por segundo. Após a captação a água passa por um rigoroso processo de tratamento antes de chegar à rede de distribuição.