sábado, 18 de julho de 2009

Respingando

Nigerianos
Cinco nigerianos vêm dando trabalho às autoridades do Estado. Eles foram presos em dezembro, mas desde então permanecem sob custódia do poder público. Uma decisão judicial repassou a responsabilidade para a OAB/AP, mas a presidência já encaminhou processo pedindo reconsideração, uma vez que o assunto é responsabilidade do Estado.

Hora da verdade
O site Congresso em Foco publicou uma reportagem sobre a dificuldade de se saber o salário dos prefeitos das cidades brasileiras. A remuneração dos chefes dos executivos municipais é fixada pela Câmara dos Vereadores e a população, na maioria das vezes, desconhece os valores. Socorro Waquim (PMDB), a prefeita de Timon (MA), por exemplo, recebe R$ 22 mil por mês.

Receita
Aqui vai a receita do “orelhudo” para lavar dinheiro. Não podendo aparecer e nem mostrar a origem do tu-tu, coloca a dona orelhuda para fazer show. Isso que é ganhar na mega. É o personagem mais famoso da novela “Te Faz de Besta”.

Informando
A assessoria de imprensa da Claro escreveu à redação do JD, esclarecendo as reclamações dos clientes. A empresa informou que já tomou providências para melhorar o acesso ao serviço de atendimento ao cliente, pelo 1052. Quanto ao serviço de transmissão de dados, as melhorias técnicas serão implementadas no próximo mês.

Atendimento
A Claro esclareceu, também, que a operadora mantém uma loja na capital amapaense, localizada na Rua Mendonça Júnior, nº 38 A, no Centro, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 14h, com atendimento pessoal. Um novo Agente Autorizado será aberto na próxima segunda-feira e, até o final deste semestre, a Loja Própria da operadora em Macapá.

Adoção
O Senado aprovou projeto que muda regras para a adoção de crianças. Entre as mudanças, filhos adotivos poderão ter acesso aos dados sobre seus pais biológicos, e a idade mínima para adotar cairá de 21 para 18 anos. Já aprovado na Câmara, o projeto seguirá agora para sanção da Presidência.

Popularidade
A visita nas pontes do bairro Congós de Roberto e Waldez Góes, Helena Guerra e assessores, mostrou a popularidade dos gestores do Estado e Município em Macapá. Uma moradora teve a oportunidade de mostrar às visitantes “mocorongas”: “eu disse que no Amapá a gente tem a oportunidade de apertar a mão do governador”. Ela tem toda razão.

Comemorando
Os prefeitos que se reuniram esta semana em Brasília para a marcha anual de reivindicações comemoraram uma portaria do governo federal que autoriza a redução de até 40% nas contrapartidas devidas por municípios, e também por Estados, para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ajuda
O jovem Paulo Henrique está precisando com urgência de sangue O+. Ele está com suspeita de leptospirose. As pessoas interessadas em ajudar devem procurar a UTI do Hospital Geral para doação.

Programação
Está em fase de conclusão a programação que está sendo montada para comemorar o Dia do Advogado, celebrado no dia 11 de agosto. Profissionais renomados nacionalmente estão sendo cotados para palestrar no Amapá aos defensores do Direito, como parte da programação.

Fundo perdido
O governo também anunciou a liberação de R$ 500 milhões a fundo perdido para compra de ônibus e barcos para transporte escolar e o atendimento, no programa Minha Casa, Minha Vida, de cidades com menos de 50 mil habitantes.

Risco
A 12ª Marcha Anual reuniu cerca de 2,7 mil prefeitos em um hotel de Brasília para trazer ao governo cobranças, especialmente por recursos. Mas, já nos anos finais do segundo governo Luiz Inácio Lula da Silva, um dos principais temores manifestados pelos prefeitos é o risco de que vários programas criados neste governo sejam encerrados com a eventual eleição de um presidente da oposição.

Essa é boa
Desempregado, o economista Marcos Costa entrou no site do Ministério do Trabalho para consultar o andamento de sua solicitação de seguro-desemprego e constatou que precisaria digitar "vagabundo" (apresentada num tipo de caça-palavra) para prosseguir. Ofendido, o economista escreveu para o Eu-Repórter, a seção de jornalismo participativo do jornal O Globo. Outras palavras usadas eram "frouxo" e "perua". Mais tarde, o ministério desculpou-se e trocou o caça-palavras por uma combinação de letras.