quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bastidores da Notícia

ÁGUA TRATADA
Durante a realização do Terceiro Fórum de Prefeitos do Amapá, realizado na sexta-feira, em Vitória do Jari, foi dado ordem de serviço para a construção do sistema de captação, tratamento e distribuição de água na sede do município. Um dos signatários da ordem de serviço foi o próprio governador Waldez Góes. O valor destinado à obra é de cindo milhões de reais e os recuso são oriundos do PAC.

AUSÊNCIAS
Dos 16 prefeitos, apenas 11 estiveram presentes ao Terceiro Fórum dos Prefeitos, que debateu sobre a participação dos municípios na arrecadação dos tributos municipais, como forma de melhorar a eficiência do procedimento e a receita de cada um dos municípios. O repasse do IPVA foi uma das questões discutidas com prioridade.

IMAGEM DE SÃO TIAGO EM MACAPÁ
A iniciativa é divulgar uma das mais tradicionais festas religiosas realizada no Amapá há 232 anos. A imagem peregrina vai percorrer ruas e avenidas da cidade. Esta é a primeira vez que uma réplica da imagem do Santo vem para Capital do Estado. Ontem, segunda-feira, 13, às 8 horas, às margens do rio Matapi, em Santana, a imagem será recepcionada com o toque do Marabaixo.

HOJE
Na manhã de terça-feira, 14, sai do Palácio do Governo em direção a Prefeitura de Macapá. A peregrinação encerra às 15 horas, com o retorno da imagem do Santo para Mazagão Velho. Na segunda feira, logo depois da chega à Macapá, haverá missa na Catedral.

SEM NOTIFICAÇÃO
A Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amapá, através dos seus dirigentes, confirmou que, até sexta-feira não recebeu nenhum tipo de notificação, ou qualquer recomendação do Ministério Público Federal, com relação à aquisição de equipamentos pertinentes a área da Nefrologia.

BALANÇO
Os executivos da SESA informam ainda que a atual gestão, no momento em que assumiu a administração da saúde pública estadual, encontrou na clínica nefrológica do Hospital Alberto Lima (HCAL) 13 máquinas de diálise em funcionamento. Atualmente a Clínica nefrológica do HCAL conta com 24 máquinas em atendimento a pacientes renais crônicos e agudos.

MACAPÁ VERÃO
Depois de uma noite em que houve controle no trânsito por parte da Polícia Militar, o Macapá Verão chamou a atenção pelo sol que reinou, completamente em Macapá, até às cinco da tarde. Muita gente nos balneários, clubes e piscinas particulares. Uma verdadeira festa do sol.

VESTIBULAR DE MEDICINA
Continua a grande expectativa dos vestibulandos que se preparam para o vestibular de medicina da Universidade Federal do Amapá – Unifap. Ninguém quer nem ouvir falar no que aconteceu no ano passado quando, em cima da hora, a Reitoria da Universidade Federal informou que não haveria o concurso.

ENEM
A substituição dos vestibulares pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), proposta em março pelo Ministério da Educação, abrangerá cursos pouco concorridos e menos de um quarto das vagas das universidades federais do país. 55 instituições federais do país. Na prática, os candidatos poderão disputar, prestando só o Enem, 42.700 vagas das 183 mil previstas para 2010.

RETORNO DOS FUNDOS ESTRANGEIROS
Fundos estrangeiros com patrimônio superior ao PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que causaram turbulência na Bolsa e no câmbio ao retirar dinheiro do país em meio à crise, não só retornaram como também aproveitaram a depreciação das ações para ampliar as fatias que detinham em algumas das mais rentáveis empresas nacionais.

CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS NO STJ
Desde ontem, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a classificar os processos de acordo com a tabela unificada do Judiciário. A mudança não terá grandes impactos para partes e advogados, mas ajudará no acompanhamento administrativo e estatístico uniforme de todos os ramos e instâncias da Justiça brasileira. A classificação de recursos no STJ também será mais rápida.

PINSONIA
O início de tudo é 1895, com o lançamento do jornal PINSONIA, fundado pelo intelectual macapaense Joaquim Francisco de Mendonça Junior, cujo primeiro número circulou no dia 14 de julho de 1985, sendo considerado o primeiro jornal de Macapá, muito embora nesse mesmo ano já circulassem em Macapá edições esparsas do jornal paraense O DEMOCRATA, de propriedade do Partido Republicano Democrático do Pará.

CAFÉ DA MANHÃ
Um encontro bolado pelo Josiel Alcolumbre e realizado todos os dias no Macapá Hotel, na orla da cidade, inicialmente para um encontro dos jornalistas que atuam na imprensa local, vem atraindo a atenção de autoridade que sempre estão presentes atualizando as informações e participando de animadas conversas.

INCÊNDIO
Um incêndio ocorreu na madrugada de domingo para segunda no prédio onde funcionou até o inicio de junho a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Macapá. Na apuração, nenhuma hipótese está sendo descartada, inclusive a de que foi criminoso o ato. O laudo tem 30 dias para ser concluído.