JUDÔ
Janderson Cantanhede, responsável pela coluna “entre aspas” aqui do Jornal do Dia, faz algum tempo que está se dedicando ao judô. Diz que já está quase no ponto para todo e qualquer tipo de luta, pois trabalha com afinco a personalidade, a concentração e a competência.
ELEIÇÕES 2010
Os preparativos para as eleições de 2010 já iniciaram na 1ª Zona Eleitoral do Estado do Amapá, com um projeto cujo objetivo é a diminuição de custo com o fornecimento de transporte aos eleitores nas eleições de 2010. O projeto, de autoria do Juiz Eleitoral Normandes Sousa e do Chefe do Cartório Heverton Fernandes, consiste em efetuar revisão nos títulos eleitorais dos cidadãos residentes nas comunidades do município de Amapá e de Pracuúba, para que estes votem nas seções eleitorais onde residem.
TERRAS DE MARINHA
Foi na terça-feira, dia 14, que a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realizou audiência pública para discutir assuntos relacionados às terras de Marinha, como o pagamento de taxas de ocupação e seus impactos sobre a população sujeita a essa cobrança. O debate foi sugerido pela 3ª vice-presidente da Comissão da Amazônia, deputada Dalva Figueiredo, que defende uma nova legislação para o tema.
PALESTRANTE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência que começou às 14 horas, no plenário 14, teve como expositores: 1) José Mauro de Lima O. de Almeida, Procurador-Chefe da União no Estado do Pará (AGU); 2) 1º Tenente Eduardo de Souza Fortes, Representante do Ministério da Defesa e do Comando da Marinha do Brasil; 3) Roberto Góes, Prefeito de Macapá; 4) Clécio Luís, representando a Câmara de Vereadores de Macapá; 5) João Bosco Costa Soares da Silva, Juiz da Justiça Federal de 1ª Instância do Amapá; 6) Jorge Arzabe, Representante da Secretaria de Patrimônio da União; 7) João Paulo Gondim Picanço, Representante da Defensoria Pública da União (Sessão Amapá).
CONFLITO AGRÁRIO
Dos imóveis cadastrados na primeira fase do processo simplificado de regularização fundiária na Amazônia Legal, fruto da polêmica MP 458, a maioria deve apresentar algum conflito agrário. Segundo dados apresentados pelo coordenador-geral desse processo, Carlos Guedes, dos 1.496 cadastros realizados até o dia 10 de julho, 93% dos imóveis não tem informações sobre os perímetros da área.
QUEDA DA BASTILHA
Sob o mote “liberté, égalité, fraternité”! (liberdade, igualdade, fraternidade!), populares tomaram, em 14 de julho de 1789, um dos símbolos do totalitarismo francês de então, localizado na capital, Paris: a Bastilha, prisão onde eram encarcerados adversários do regime. Esse foi o estopim do que ficou conhecido como a Revolução Francesa.
TABELIÃ AFASTADA POR RECOMENTAÇÃO DO CNJ
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça negou seguimento ao recurso de uma servidora pública para que fosse reintegrada no cargo de titular do 8º Tabelionato de Notas da Comarca de Goiânia, em Goiás. A servidora teve sua nomeação desconstituída por força de decreto judiciário assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
MONITORAMENTO E CORREIÇÃO DOS CARTÓRIOS
Os integrantes do comitê executivo do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução de Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos – vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - propuseram a criação de uma comissão permanente voltada para o monitoramento e correição dos cartórios de imóveis em todo o país. A proposta foi confirmada no começo da semana.
QUEDA DE MAIS UM AVIÃO
Um avião de passageiros Tupolev Tu-154, com 168 pessoas a bordo, caiu nesta quarta-feira (15) quando sobrevoava a cidade iraniana de Qazvin, a 150 km a noroeste de Teerã, segundo a Irna, agência estatal de notícias do Irã, citando fontes policiais. O acidente ocorreu por volta das 11h33 locais (4h03 de Brasília).
O BALANÇO DOS ACIDENTES
De acordo com o Escritório de Registros de Acidentes Aéreos, de Genebra, na Suíça, já ocorreram 60 acidentes aéreos em 2009, com 749 mortes. A estatística não inclui o desastre da quarta-feira passada com um Tupolev no Irã. O acidente do vôo 447 da Air France, que matou 228 pessoas, foi o pior até agora. Não é possível dizer que o número de mortes até agora supera a média. Em 2006, por exemplo, 1.293 pessoas morreram em acidentes. Em 2005, foram 1.455.
MÉDICO AOS 82 ANOS
Com uma simpatia envolvente, os bolsos cheios de balas para oferecer e indo até às "baladas" da turma, Edson Gambuggi conquistou os colegas no Curso de Medicina de uma universidade de São Paulo. No último dia 7, ele realizou o sonho de se formar médico. Aos 82 anos.
SÓ UMA VEZ POR ANO
Os planos de saúde coletivos não poderão mais ter reajustes mais de uma vez a cada 12 meses, segundo novas regras publicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. As regras afetam os planos empresariais e os chamados coletivos por adesão, oferecidos por associações, sindicatos e outros tipos de pessoas jurídicas.
FOI OU NÃO FOI?
Em 20 de julho de 1969 o homem pisou na Lua, mas muitos ainda não acreditam nisso. E apesar de astronautas terem voltado lá outras cinco vezes, o fato de que ninguém nunca mais tocou o solo lunar desde 1972, foi isso que abriu margem para dúvidas de muita gente. Afinal: o homem foi mesmo à Lua ou tudo não passou de uma bem montada encenação americana? Para o astrônomo Ronaldo Mourão, um dos mais respeitados cientistas brasileiros, está claro: há 40 anos Neil Armstrong e Edwin ‘Buzz’ Aldrin chegaram sim à Lua.