segunda-feira, 1 de junho de 2009

RESPINGANDO

Derrubada
Deputados do DEM e do PSDB retiraram as assinaturas da PEC (proposta de emenda constitucional) do terceiro mandato e suspenderam a tramitação da proposta na Câmara. Ao todo foram 13 parlamentares da oposição que recuaram: cinco tucanos e oito democratas.

Recuando
Os primeiros a recuarem foram os deputados tucanos. Pressionados pelo comando do partido, os deputados Rogério Marinho (PSDB-RN), Antonio Feijão (PSDB-AP), Carlos Aberto Leréia (PSDB-GO), Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Silvio Torres (PSDB-SP) pediram a retirada de seus nomes à Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara.

Nova tentativa
Apesar da retirada de assinaturas, o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) pretende reapresentar a Proposta de Emenda à Constituição 367/09, que prevê o terceiro mandato, na próxima semana. O parlamentar vai tentar conseguir pelo menos mais cinco assinaturas que garantam a tramitação da proposta.

Doação
Os parlamentares estão dispostos a aprovar a nova regra de doações e financiamento eleitoral com dinheiro público. A ideia surgiu ao detectarem queda na disposição das empresas em bancar campanhas eleitorais em razão de escândalos de caixa 2, além da fiscalização da Receita e da crise econômica.

Reforço
Os deputados federais propõem reforçar o atual fundo partidário, ou criar outro, com repasse de dinheiro oficial.

Mais light
O novo Enem, a ser aplicado em 3 e 4 de outubro, terá 180 questões, 20 a menos que a versão anterior. A ideia é tornar o exame menos cansativo.

Infidelidade
Mais da metade dos deputados e senadores é favorável à criação de uma "janela" que permita a troca de partido 13 meses antes das próximas eleições sem punições aos parlamentares. Pesquisa mostra que 58,3% dos deputados concordam com criação da janela. No Congresso, o índice de parlamentares a favor da brecha é de 54%.

Mudanças
A pesquisa mostra ainda que 53,3% dos deputados e senadores defendem que as mudanças na legislação eleitoral entrem em vigor já nas eleições de 2010. Para isso ocorrer, a Câmara e o Senado teriam que aprovar os projetos da reforma até setembro deste ano, quando termina o prazo para mudanças na lei eleitoral relativas à disputa de 2010.

Se lixando
O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), conhecido por ter dito que "se lixa" para a opinião pública, pediu nesta semana ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para limitar o acesso dos integrantes do programa humorístico CQC na Casa Legislativa. Ele foi abordado por um dos integrantes do programa nas dependências da Câmara.

Festão
A partir do dia 11, acontecem as seletivas dos pólos intermunicipais para escolha das quadrilhas que irão participar da etapa estadual em Macapá, no Parque de Exposições da Fazendinha durante o Arraiá no Meio do Mundo.

Seletivas
As seletivas ocorrerão nos municípios de Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes, Pracuúba e Tartarugalzinho. No dia 13 acontece em Laranjal do Jari e Vitória do Jari.