segunda-feira, 1 de junho de 2009

Entre-Aspas

Pano de fundo
A PEC apresentada na Câmara dos Deputados pelo deputado peemedebista, Jackson Barreto, que permite a segunda reeleição de Lula, é apenas um pano de fundo para uma prorrogação de mandato. Pode escrever o que estou dizendo: o mandato do presidente e dos governadores deverá ser prorrogado por mais dois anos.

Tudo junto
A partir daí, aconteceria a coincidência das eleições de presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeitos e vereadores com mandato de seis anos sem reeleição. Portanto, podem começar a fazer outras contas para a próxima eleição, mas somente me 2012, porque tudo vai ficar dominado.

Sorriso
Quem deve estar com sorriso de orelha a orelha é o presidente Lula, o governador Waldez Góes e os deputados estaduais que irão ganhar mais dois anos de mandanto sem irem para o fusuê de uma campanha política.

Meio assim
Quem não está muito satisfeito é o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP) que deverá ter o seu mandato encurtado em dois anos.

Entrevista
Na última quarta-feira, o empresário Eike Batista deu uma entrevista ao programa apresentado por Marília Gabriela, na CNT (canal fechado). Foi indagado se, com a crise financeira, quantas vezes deixou de dormir. Resposta: nunca. “As únicas noites que deixei de dormir foi quando acabou meu casamento com Luma de Oliveira”. Isso que é amor!

Fortuna
Continuando a entrevista, foi abordado sobre o início de sua fortuna. Resposta: emprestou U$S 500 mil de um amigo seu que mora no Rio de Janeiro e começou a comprar ouro nos garimpos da Amazônia. Em dois anos, rodou o valor por sessenta vezes. No final, estava com mais de U$S 100 milhões na sua conta.

Tranquilo
Também lhe foi perguntado como ele encarava a investigação que a Polícia Federal está fazendo nas suas transações comerciais. Respondeu muito friamente. Tudo o que fez foi legal e moral. Portanto, não teria motivos de ficar temeroso com qualquer investigação. Segundo ele, tudo o que ganhou na vida foi com muita inteligência e competência.

Crise
Gabi perguntou o porque o Brasil sentiu menos a crise do que os EUA. A resposta foi que o Brasil, ainda no governo de Fernando Henrique, fez o dever de casa através do Banco Central, fechando aqueles bancos que não possuiam lastro para operar. Ao contrário dos EUA, o banco central norte-americano foi irresponsável com o país.

Sinceramente...
A tal CPI da Petrobrás virou um verdadeiro leilão. Só faltava gritarem “quem dá mais, quem dá mais?”. A disputa pelas funções na tal Comissão foi de enojar qualquer cidadão brasileiro. Oh política que não tem jeito!!!

Prestígio
Washington Caldas vem mostrando força e prestígio quando traz para dentro da OAB/AP juízes do trabalho para discutir a criação do TRT do Amapá. Já sentou até com Sarney e a bancada federal para viabilizar o projeto. Pelo visto, vai dar certo!

Tomando rumo
Apesar do esforço de nossos vereadores em querer acabar com a Taxa de Marinha, os mesmos não possuem qualquer jurisdição em uma situação que só a União pode resolver. Se a coisa for levada para Brasília, aí sim, pode até tomar rumo...

Candidatos

Aumenta o número de candidatos ao Senado pelo Amapá para ocupar apenas duas vagas. Os mais conhecidos são: Waldez Góes (PDT), João Capiberibe (PSB), Papaléo Paes (PSDB), Gilvam Borges (PMDB) e agora Jonas Pinheiro (PSC).

Articulação
Bastante articulado na Capital Federal, Pinheiro já experimentou o gostinho da cadeira na Câmara Alta e pretende disputar uma vaga, acreditando na sua volta triunfal. Diz que foi “convidado” pelo partido em Brasília, o PSC que em Macapá tem o ex-deputado Waldenor Guedes e o estadual Moisés Souza como expoentes. É esperar e conferir!

Operação
Na semana passada a Polícia Federal, Fundação Chico Mendes, o Ibama, com apoio de helicópteros e fuzileiros de selva do Exército brasileiro, sediado em Clevelândia do Norte (Oiapoque), deflagraram a Operação Simbiose Curare, que aconteceu no leito do alto Rio Oiapoque, visando impedir que garimpeiros brasileiros entrassem no igarapé do mesmo nome até atingir o garimpo do Sekini.

Clandestinos
O esquema funcionava da seguinte forma: ficavam em cima de uma grande pedra, no meio do rio, mas, do lado brasileiro, somente a espera de um descuido dos “jandarmes” para penetrarem clandestinamente no território francês.

Explosão
As forças repressoras brasileiras teriam optado por explodir a pedra que dava guarida aos garimpeiros, evitando assim que eles permanecessem no Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, o que é proibido por lei. Localidades ao longo do rio como Ilha Bela e Vila Vitória, também receberam as visitas das forças federais que procuraram orientar a população sobre a legislação de permanência na área. Cerca de 200 homens participaram da operação que utilizaram armamento pesado e até helicópteros. Curare é uma planta nativa utilizada pelos índios como anestésico e alucinógeno.

Mineral
A Coréia do Norte está ameaçando o mundo com suas armas atômicas. Sua usina e enriquecimento de urânio está funcionando a todo vapor. Já pensaram se for verdade que a torianita, mineral radioativo abundante na Serra do Tumucumaque, usado na fabricação de armas atômicas, tiver saído do Amapá via contrabando pelo Rio Araguari e entregue em alto mar na costa amapaense como existem fortes suspeitas de ser entregue ao ditador coreano?

E aí?
E os culpados, somente os garimpeiros pés-de-chinelos serão os punidos ou gente engravatada vai bater com os costados na cadeia?

Conta
Em três estados da federação brasileira, Rio, São Paulo e Minas, o sindicado dos Postos de Combustíveis resolveu declarar “O Dia Sem Impostos” e comercializou a gasolina pela metade do preço. Em média, o litro da gasolina sem adição de impostos saiu pela metade do preço atual e custou em média, apenas R$ 1,25 o litro.

Quem adere?
Aqui no Amapá o consumidor só leva ferro de um suposto cartel que controlaria os preços dos combustíveis. Quem se atreveria, ao menos, vender 5 mil litros de gasosa por R$ 1,40 o litro?

Opostos
Enquanto o governador Waldez Góes (PDT), juntamente com o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) e apoio integral da Marinha do Brasil realizavam ação cívico social no arquipélago do Bailique, o vice governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), com auxílio dos seus correligionários deflagrou uma grande operação médico-social em todo o município de Oiapoque, chegando a atender mais de 20 mil pessoas.

É festa
No final da semana, aproveitando o aniversário da cidade, aconteceram desde concurso de miss, torneios de futebol, cultos evangélicos e festa profana, tudo no mesmo lugar, em frente ao estádio Natizão.

Aliado
Enquanto Waldez e Gilvam inspecionavam a construção de pontes de concretos no Bailique, um sonho a longo tempo acalentado pela população, o SEBRAE e a SETE participavam ativamente em Oiapoque na promoção de barracas de artesãos e vendas de comidas típicas, com direito as presenças da secretária Anésia Nunes, do vice governador Pedro Paulo, o médico Benedito Dias e do deputado Dalto Martins (PMDB), outrora desafeto político dos Dias. Como dizia o saudoso Tancredo Neves: o adversário de ontem pode ser o aliado de hoje.

Cuidado
A turma da pedofilia, conhecida por “papa-anjo”, está mudando totalmente o “modus operandi”, devido à intensa fiscalização das polícias. Como em alguns motéis, para evitar assaltos os donos estariam escondendo câmeras de filmagem, os pedófilos, como medo do flagra, estariam alugando casas na periferia e até apartamentos para serem usados apenas durante o dia, para não levantar nenhuma suspeita. O horário da esbórnia seria no mesmo horário das aulas diurnas. Que a polícia prenda essa cambada de criminosos.

Desenlace
Uma briga entre um secretário e um político deve desembocar na justiça, tudo por causa, dizem, de formação de um caixa de campanha já para o próximo ano. O problema seria que o político teria enviado um “laranja” para que este ganhasse uma gorda licitação, desembolsando um
“mensalão”, visando armazenar gordura suficiente para sua reeleição. Como o ônus da prova cabe a quem acusa a bronca ainda vai ter muitos desdobramentos. Quem como ferro fere...

Até terça-feira