quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hora-Hora

Bala - Os homens foram as maiores vítimas de “balas perdidas” no ano de 2008, no estado do Rio de Janeiro, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo do estadual.

Telecentros
O governo federal planeja criar até 3 mil novos telecentros até o final deste ano e investir na melhoria de boa parte dos já existentes. Para isso, reservou cerca de R$ 120 milhões que serão distribuídos entre as propostas que forem selecionadas pelo Projeto Nacional de Apoio aos Telecentros.

O que é?
Muito mais que simples espaços onde a população carente consegue ter acesso à internet, os telecentros servem de complemento a outros programas de desenvolvimento regional, de assistência social, de cidadania e de lazer, podendo inclusive servir de qualificação da educação formal e de alfabetização.

Telefonia
O número de assinaturas de telefones celulares no país cresceu 0,6% em abril, em comparação com o mês anterior, e chegou a 154,6 milhões de acessos. Só no mês passado, foram 923,5 mil novas habilitações. Do total de acessos do país, 81,6% são pré-pagos e 18,4% pós-pagos.

Ranking
A operadora Vivo continua liderando o ranking de participação das empresas no mercado, com 29,5% dos acessos. Em seguida, aparecem as operadoras Claro, com 25,7%; Tim, com 23,5%; e Oi, com 20,7%. Também estão na lista as empresas CTBC Celular (0,30%), Sercomtel (0,06%) e Unicel (0,01%).

Notebooks
O Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliar a fase de testes dos notebooks educacionais que o governo federal pretende distribuir a alunos de 300 escolas públicas.