quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bastidores da Notícia

SEM ÁGUA
Quer saber de uma posição não confortável na administração de um órgão do Amapá? Então vamos dizer: essa posição é a do presidente Roberto Galvão da CAESA porque está se sentindo impotente para atender os reclamos da população pela falta d’água. O Bairro Jardim Equatorial, em Macapá, onde mora o Zé Ribeiro, está um deserto, sem água e sem os lagos da ilusão. Já são duas semanas tomando banho de cuia. Assim não dá.

NA RESSACA NÃO
O “não” que se diz quando alguém pergunta se é legal morar na ressaca é o mesmo “não” que se diz quando o município tentava cobrar o IPTU. Realmente estava sem lógica – dizia que não podia morar e, sem seguida, cobrava o imposto. Agora não. O prefeito Roberto Góes já recomendou o secretário Alan Sales que não quer cobrança naquelas áreas e, explica: essa gente não tem condições de pagar...

SINPOL
O presidente Glauber Pacheco do Sindicato dos Policiais Civis (SIMPOL) depois do ato público pela recuperação salarial da categoria e que foi realizado às proximidades do Palácio do Setentrião, está convencido de que as autoridades do Governo estão sensíveis para a questão e vão atender a reivindicação da categoria.

A GRANDE QUESTÃO
A justificativa que os dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis estão encontrando para procurar uma forma diferente de fazer-se ouvir é porque está demorando muito uma decisão que, quando foi para atender os delegados de polícia, não demorou tanto. Os policiais estão apenas querendo ser tratado como foram tratados os delegados.

PROJETO “MEU ENDEREÇO”
Depois de ganhar a denominação de “Meu Endereço”, o projeto que tem por objetivo melhorar a identificação das ruas e avenidas dos bairro Zerão e Universidade, também ganhou a adesão dos voluntários do Grupo Filantrópico Troama. A presidente Cleuma Duarte está certa que a cooperação com a Rádio Forte FM vai dar resultados importantes para toda a coletividade. Outros bairros já estão solicitando o serviço.

PAZ NA FAMÍLIA

O Ministério Público do Estado do Amapá, através da sua direção, está para colocar em prática o projeto “Paz na Família” que pretende chegar a uma proposta concreta e continuada, depois de um minucioso diagnóstico, focado na família, quer melhorar o relacionamento familiar e as condições onde essa família está. O presidente Iacy Pelaes está otimista e conta com, pelo menos, 8 promotores na empreitada.

VIVA A MULHER
Lançado em 1997 pelo Ministério da Saúde, o Programa “Viva Mulher”, de redução de mortes causadas pelo câncer do colo do útero e da mama, está longe de merecer aplausos. No dia 13 de maio o ministro Walmir Campelo mostrou, no TCU, a auditoria nos mamógrafos de 1.164 estabelecimentos da rede pública e conveniada do SUS. A ineficiência do Governo gerou resultados pífios. Tem hospital que só realizou no ano passado todo, uma mamografia.

AUTONOMIA ÀS UNIVERSIDADES
No dia 28 de maio, Lula dará a sonhada autonomia às universidades federais. Os reitores conheceram o decreto presidencial na terça-feira passada, dia 19, em reunião no MEC. Entre as novidades a rapidez na ocupação de vaga aberta com a saída de servidores técnicos ou administrativos. Hoje, até aval do ministro do Planejamento é preciso.

AI QUE SAUDADE DA AMÉLIA
Se vivo fosse, Ataulfo Alves teria feito 100 anos no dia 2 de maio. O compositor mineiro que achava que “Amélia é que era a mulher de verdade” ainda é vivo na memória dos brasileiros. No gênero samba urbano, nos últimos 5 anos, suas músicas estão entre as mais tocadas em shows, emissoras de TV, rádio, etc. “Ai que saudades da Amélia”, “Na cadência do samba” e “Leva meu samba” foram as mais tocadas, diz o Ecad.

FORTALEZA EM EMERGÊNCIA
A prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins (PT), anunciou que vai decretar situação de emergência na cidade devido às chuvas. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a assinatura do decreto deve ocorrer até a próxima sexta-feira (22). A administração municipal informou que a decisão se deu porque as chuvas agravaram a situação dos buracos nas ruas da cidade e pela quantidade de desabrigados de outros municípios do Estado que estão em Fortaleza.

SEM CONTROLE
Desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras gastou cerca de R$ 47 bilhões em contratos feitos sem licitação. Amparada por decreto presidencial editado por Fernando Henrique Cardoso em 1998 e em decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), a petroleira contratou sem licitação serviços como construção, aluguel e manutenção de prédios, vigilância, repasses a prefeituras, gastos com advogados e patrocínios culturais, entre outros. O valor corresponde a 36,4% do total de gastos com serviços (R$ 129 bilhões) da petroleira de janeiro de 2003 a abril de 2009.

PROMOÇÃO
O Dia Nacional da Defensoria Pública foi comemorado pelo governador Waldez Góes e os defensores públicos do Estado em um café da manhã, nesta terça-feira, 19, no Palácio do Setentrião. O encontro, uma homenagem prestada aos profissionais que desempenham um serviço relevante à população, foi pontuado por uma boa notícia: todos os defensores que ganham remuneração de cargo em comissão CDS-1 foram promovidos para CDS-2.

DESILUSÃO
Algumas dificuldades encontradas para recebimento de pagamentos de serviços realizados para a Secretária de Transporte do Estado podem levar uma tradicional empresa de construção civil do Estado a encerrar as suas atividades precocemente. Não é crise. É uma pena!