quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Leia no Respingando

Pisada na bola
Deputados pisaram na bola na sessão de ontem, e não tiveram humildade para reparar o erro. Sem número legal -13 - no plenário, eles aprovaram requerimento do deputado Dalto Martins. A deputada Francisca Favacho presidia a sessão, e o deputado Eider Pena saiu antes que ela encaminhasse a votação. O colunista conferiu a falta de quorum, mas não tinha como alertar. O deputado Camilo alertou depois, mas não foi levado em conta.

Emendas parlamentares
Começou ontem a distribuição das planilhas para as emendas dos deputados ao orçamento de 2009, que passa dos R$ 2,4 bilhões. A ser mantido o acordo dos anos anteriores com o governo do Estado, cada deputado terá R$ 300 mil em emendas para distribuir por suas bases de atuação. O prazo para a apresentação das emendas encerra na sexta-feira.

Prazo da tarifa
A Tarifa Cidadã, pela qual o usuário pagante de ônibus em Macapá desembolsa apenas 1 real aos domingos e feriados, só vale até 31 de dezembro. É o que determina o Decreto 1.361/2008, do prefeito João Henrique. O próprio João pode reeditar o decreto, ou deixar para próximo prefeito fazer isso já a partir do dia 2 de janeiro, com o usuário perdendo o benefício do dia 1º.

Tentando inaugurar
Presidente da Câmara Municipal de Santana, o vereador Coló, que não disputou a reeleição, corre contra o tempo na tentativa de inaugurar o novo prédio do Poder ainda este ano. A obra levou cinco anos para ser concluída, e existe a possibilidade de ser inaugurado dia 22 deste mês. Coló disse ontem que dificilmente ficará no PTB.

Reajuste autorizado
Federalizadas, e agora sob as asas da Eletrobras, as companhias de energia do Acre (Eletroacre) e Rondônia (Ceron) acabam reajustar suas tarifas por determinação da Aneel. O reajuste variou de 13,30% a 19,90%, valendo desde o dia 30 de novembro. A nossa CEA, como está inadimplente, faz mais de quatro anos que não consegue reajustar sua tarifa, hoje a mais barata do país.