quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Justiça impede posse de Soares e diz que AL não pode escolher suplente

Janderson Cantanhede
Editor de Política


A Justiça mandou suspender ontem, a posse do suplente José Soares (PDT), que deveria ter assumido a vaga deixada por Roberto Góes. A decisão pegou a sociedade e os deputados de surpresa, que deverão por determinação judicial aguardar novo pronunciamento da Justiça.
Antes das 19 horas, horário em que Soares deveria ser empossado como deputado, um mandato de notificação chegou às mãos da presidência da Assembléia Legislativa, mantendo os direitos políticos de Fran Júnior.
O despacho foi feito pelo juiz Adamor Oliveira, que tornou sem efeito o ofício que suspendia os direitos políticos de Fran Júnior. “Que seja urgentemente oficiado à Assembléia Legislativa, informando que o impetrante mantém seus direitos políticos, pois os mesmos encontram-se sub judice em ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral”, disse Adamor Oliveira no final do seu despacho.

Mais sentença – Essa não foi a única surpresa que aterrissou na Assembléia, ontem à noite.
Em coletiva, os jornalistas foram informados de que Fran Soares estaria sendo notificado para apresentar documentações pessoais, afim de que na próxima quarta-feira (14) tomasse posse.
Porém, minutos depois um novo despacho chegou às mãos do deputado Jorge Amanajás (PSDB), determinando de que a Assembléia abstenha-se de nomear suplente para a vaga. Na liminar, o desembargador Mello Castro intimou a presidência da AL a abster-se da nomeação, até a decisão final do mérito, e ainda, para no prazo de dez dias prestar as informações que entender necessárias.